Início >> Ufba Em Pauta >> VI Seminário do Programa de Pós-graduação em Dança realiza atividades no campus de Ondina

O evento é aberto ao público

Começa na próxima segunda-feira (30/11), o VI Seminário do Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. O evento acontece na Escola de Dança, no campus de Ondina, com o tema “Estado da Arte dos Grupos de Pesquisa na Escola de Dança”. No dia de abertura, às 10h, está programado um encontro com a coordenadora da área de Artes/Música do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, prof.ª Antônia Pereira Bezerra, que discorrerá sobre avaliação da pesquisa artístico-acadêmica.  Na sequência, das 12h às 14h, haverá um “aulão encontro” com Ângelo Madureira, que desenvolve pesquisa em dança, baseada no diálogo entre suas diferentes formações artísticas.

Desde os três anos Ângelo dançava no Balé Popular do Recife, dirigido por seu pai, André Madureira. Em trabalho continuado junto a Ana Catarina Vieira dedica-se a sistematizar, na perspectiva da dança contemporânea, os materiais produzidos neste diálogo. O grupo do qual fazem parte foi contemplado por vários prêmios, entre eles o Petrobras Cultural e Prêmio Klauss Vianna. Ao longo de seu percurso, a dupla já se apresentou em festivais nacionais e internacionais e produziu mais de catorze obras premiadas.

Ainda no dia 30/11, das 15h às 18h, acontece a mostra do atual estado da arte das pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Dança, com mesas de debates mediadas por líderes dos GPs, seguido de um mais um “aulão encontro” com Ângelo Madureira, a partir da 19h. No dia 1º de dezembro, às 10 h, haverá conferência com a prof.ª Isabel Maria de Cavedas Valverde, investigadora do CIAC/Universidade Aberta de Lisboa, com a conferência “Interfaces Dança-Tecnologia: quadro teórico e desenvolvimentos da performance no domínio digital (2004-2015) ”. Às 14h, será realizada novamente uma mostra das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA.

Para o último dia do evento (02/12), às 10h30, está programado um seminário com a prof.ª Christine Greiner que tratará do livro "Leituras do Corpo no Japão", sua tese de livre-docência, defendida em junho de 2015 na PUC-SP. Trata-se de uma pesquisa que se confunde com a vida da autora e as inúmeras viagens que teve a oportunidade de fazer ao Japão, desde 1995. O seminário será dividido em duas partes. Na primeira, discute a metodologia que foi criada durante os últimos 20 anos para pensar a questão dos diálogos culturais e a própria definição de cultura. A autora parte de algumas formulações (cadeias perceptivas, inseminações culturais e singularidades) na tentativa de repensar modelos estagnados de identidade, assim como as linhas abissais que dividem oriente e ocidente. Na segunda parte do seminário serão mostrados fragmentos de filmes e fotografias que exemplificam a diversidade de corpos do Japão (kabuki, butô, pop, eróticos, grotescos, nonsense).

Está prevista também para esta mesma data, das 14h30 às 18h30, a apresentação de pesquisas dos novos professores do curso de graduação e de pesquisas de pós-doutoramento com mesas de debates. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3283-6572 ou do e-mail: ppgdancaufba@gmail.com .