UFBA sedia encontro estadual do Plano Nacional de Alimentação Escolar
Enviado por lucas.ls em sex, 29/08/2025 - 21:04



A Universidade Federal da Bahia (UFBA) completa 80 anos em 02 de julho de 2026, data que carrega a força histórica e transformadora, não por acaso, ao coincidir com os 203 anos da Independência da Bahia.

O reitor da UFBA, Paulo Miguez, empossou a nova diretoria da Faculdade de Comunicação (Facom). Washington José de Souza Filho e José Roberto Severino serão os gestores da unidade no período 2025-2029.
Na cerimônia de posse, ocorrida em 2 de dezembro, o novo diretor ressaltou o caráter de continuidade da gestão, reconhecendo a contribuição de gestões anteriores. Segundo Washington, a posse representa a continuidade e consolidação de uma proposta em desenvolvimento desde a autonomia da unidade, ocorrida em 1987.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), após deliberação na 184ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno, manifesta preocupação com o conteúdo do Projeto de Lei nº 6.170/2025, especialmente quanto aos critérios para concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos(às) Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAE).

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo César Miguez, vai outorgar, nesta sexta-feira (12), às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria, os títulos de Doutor Honoris Causa aos professores Albie Sachs, da África do Sul, e Jan De Groof, da Bélgica. Os dois doutores tiveram a chancela da Faculdade Direito da UFBA, em proposta apresentada pelo professor Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFBA.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) obteve a aprovação dos três subprojetos que apresentou à Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – PROINFRA NNECO 2024. São eles: Lab-Imuno – Núcleo Multi-ômicas de Excelência; Infra-Ims – Infraestrutura Multiusuária do IMS; e Ana-Química – Atualização dos Laboratórios Multiusuários de Análises Químicas. Juntos totalizam a quantia de R$ 14.585.089,49 em investimentos para fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na instituição.

Foto: CNPq

A UFBA anuncia a criação da Ouvidoria das Mulheres, vinculada à Ouvidoria-Geral desta Universidade, voltada para atendimento de demandas de violências de gênero apresentadas por mulheres servidoras docentes, técnicas, estudantes e colaboradoras da UFBA. A proposta da Ouvidoria das Mulheres foi apresentada ao Conselho Universitário (Consuni) pelo reitor Paulo Miguez.

O professor Antônio Ferreira, do Instituto de Física da UFBA, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A eleição para integrar o quadro de membros titulares ocorre exclusivamente por indicação de pesquisadores já vinculados à instituição. Nesta última votação, além de Ferreira, outros 18 pesquisadores foram escolhidos.