Início >> Ufba Em Pauta >> 09 de junho é o “Dia V”: consulte a programação e participe da Marcha Virtual pela Vida

.

A Marcha Virtual Pela Vida, manifestação virtual que acontece em 9 de junho, o dia “V”, com mobilizações durante todo o dia pelas redes sociais, é o primeiro ato confirmado do movimento Frente Pela Vida, que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, alertando para a necessidade de uma ação conjunta em busca de soluções para o enfrentamento da grave crise sanitária, política e social que o Brasil atravessa.

Mais de 60 entidades, instituições e movimentos de todos os setores da sociedade civil já aderiram à Marcha. Organizada pela Frente pela Vida – movimento conduzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida -, a manifestação virtual é baseada em seis pilares, assim expressos na declaração “Marcha Pela Vida”:

• O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da Covid-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, explica que a manifestação virtual chamará a atenção para valores que estão em cheque neste momento de grave crise sanitária, econômica e social que o Brasil enfrenta, especialmente com a pandemia do coronavírus. “A situação é gravíssima. Isso exige de todos nós união, para que nos mobilizemos na busca de medidas para mitigar os impactos dessa pandemia, para o bem comum de toda a população. Esta marcha é um alerta para a importância da preservação da vida”, diz.

Já o reitor João Carlos Salles, também presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), destaca a importância da mobilização neste momento de crise, ressaltando que a UFBA participa dos esforços da sociedade desde as primeiras manifestações da pandemia no país.

A UFBA vai participar da manifestação com uma programação local, preenchendo a manhã do dia 09 com mesas sobre atividades de destaque realizadas pela Universidade concernentes aos eixos da Marcha, com transmissão pelo Facebook (facebook.com/ufbaempauta) e pelo YouTube (youtube.com/tvufba).

Programação Nacional

A SBPC informa que a programação da Marcha inclui atividades locais, regionais e individuais de entidades, instituições e organizações de todos os setores na parte da manhã, e uma conferência virtual de âmbito nacional, na parte da tarde. Ao meio-dia, haverá um tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida. Às 16h, será realizado um ato político, com a apresentação dos pontos essenciais defendidos no documento da Frente Pela Vida endereçado a parlamentares. A manifestação se encerra com apresentações culturais online, transmitidas das 18h às 19h.

Os participantes da Marcha pela Vida poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real, com avatares, através do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus. Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação, por meio de um avatar, obedecendo às recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Acompanhe novas informações através do site da Marcha pela Vida