Início >> Ufba Em Pauta >> ACC de Biologia seleciona estudantes para dez vagas

ACC de Biologia seleciona estudantes para dez vagas

Alunos vão desenvolver projeto no Baixo Sul Baiano

Neste semestre de 2011.1, o Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da UFBA, através do Prof. Miguel Accioly, oferecerá 10 vagas para estudantes de diversas áreas participarem da ACC Mapeamento Biorregional Participativo em Comunidades Costeiras Tradicionais como Ferramenta para Educação Ambiental. Esta atividade abordará os seguintes temas: Mapeamento Biorregional sobre questões ambientais e sociais; Avaliação Ambiental Rural e Marinha; Sensibilização Social em Comunidades Tradicionais de Pesca; Diagnóstico Participativo; Planejamento Estratégico Comunitário; Troca de Saberes Acadêmicos/Tradicionais; e Avaliação de Intervenção Social; Maricultura Familiar Solidária.
Este projeto surgiu de uma demanda espontânea de algumas comunidades do Baixo Sul Baiano que já vêm trabalhando junto ao Programa de Maricultura Familiar Solidária (MarSol/UFBA) - que atualmente coordena e desenvolve junto ao Projeto Semeie Ostras (Ministério da Pesca e Aquicultura e UFBA) atividades de ostreicultura nessa região. Os/as trabalhadores/as da pesca artesanal e mariscagem sentiram a necessidade de minimizar a pressão extrativista e garantir a preservação dos recursos ambientais, base do seu sustento, através de intervenções voltadas para conscientização dos problemas mediante a prática da educação ambiental.
O Projeto Semeie Ostras transversaliza as temáticas de gênero, educação ambiental, co-manejo de recursos naturais, maricultura artesanal e comercialização em rede nos diversos espaços. A sua concepção parte de uma visão mais ampla do processo de aprendizagem e aplicação dos conhecimentos, que ao contrário da abordagem cognitiva conservadora, situa-se numa prática que é parte do processo de construção social da realidade, entrelaçada com a cultura e a política constituindo comunidades de prática. Tendo como base uma proposta de "aprender fazer fazendo" sem hierarquia de saberes. Dessa maneira se dará também a metodologia da Atividade Curricular em Comunidade proposta.
Tendo como objetivo geral empoderar as comunidades com instrumentos de diagnóstico e planejamento ambiental, os mapas biorregionais, com vistas a promover a sustentabilidade das atividades produtivas nas comunidades. Incentivando também a conservação ambiental, a redução de conflitos de uso dos territórios produtivos, o aumento da participação social em espaços de regulação e a fiscalização institucional.
A seleção está aberta para estudantes das seguintes áreas: Biologia, Oceanografia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharias, Ciências Sociais, Geografia, Serviço Social, Gênero e Diversidade, Gestão Pública e Social, Administração, Economia, Comunicação, Direito, Saúdes, Pedagogia, Licenciaturas, Artes e Bacharelados Interdisciplinares.