Início >> Ufba Em Pauta >> Agência de Notícias da UFBA é premiada como melhor do Brasil

Agência de Notícias da UFBA é premiada como melhor do Brasil

Ciência, Tecnologia e Inovação são temas da Agência

A Agência de Notícias em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi premiada como melhor Agência Jr de Jornalismo pela edição nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM) 2014, realizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Agência de Notícias em CT&I, cujo conteúdo é produzido por bolsistas e alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é um veículo de comunicação online especializado em temas de Ciência, Tecnologia e Inovação que possui parceria com a editoria Ciência & Vida do Jornal A Tarde e conta também com a produção de jornalistas especializados e colaboradores. Os repórteres/estagiários da Agência de Notícias produzem entrevistas com pesquisadores, reportagens, evento, além de publicar artigos de opinião. Os conteúdos estão disponíveis no site: www.cienciaecultura.ufba.br

A estudante da Faculdade de Comunicação – UFBA, Victória Libório, apresentou a experiência da parceria entre a Agência e o jornal A Tarde, que atualmente é o único veículo de comunicação impresso no estado da Bahia que possui uma editoria de ciência e tecnologia. Essa parceria acontece desde 2012, permitindo o desenvolvimento de um ambiente prático de qualificação e um laboratório de aprendizado para estudantes de jornalismo, na área de divulgação científica e popularização da ciência no nordeste do país.

Foram apresentadas também as reportagens: Insetos atuam como peritos na solução de crimes, de autoria do estudante de jornalismo Edvan Lessa; Câncer Ósseo : Invisibilidade da doença dificulta diagnóstico, da jornalista e graduanda em Produção Cultural  Nádia Conceição; e Fiocruz-Bahia estuda efeito de plantas da flora brasileira para combater o câncer, da estudante de jornalismo Emile Conceição.