Início >> Ufba Em Pauta >> Aluno da UFBA conquista equivalência original para axioma da escolha

Aluno da UFBA conquista equivalência original para axioma da escolha

Trata-se do quarto brasileiro a realizar tal feito

Artigo do ex-aluno de Mestrado em Matemática da UFBA João Paulo Cirineu de Jesus, em parceria com o seu orientador Samuel Gomes da Silva, foi aceito na Acta Mathematica Hungarica como mais uma equivalência original para o Axioma da Escolha. Além de João Paulo, os outros brasileiros agraciados são Samuel Gomes da Silva (UFBA), a Profa. Ofélia Alas (USP) e Edison Farah (falecido em 2006).

Na matemática, o axioma da escolha é um axioma da teoria dos conjuntos. Foi formulado em 1904 por Ernst Zermelo. Até o início do século XX era um axioma controverso, mas graças ao trabalho de Zermelo, Hilbert e outros matemáticos, o axioma da escolha foi satisfatoriamente modelado em lógica simbólica, resultando na teoria de conjuntos padrão da matemática contemporânea, a teoria ZFC - Zermelo-Fraenkel-Choice. Existem escolas de pensamento matemático que o rejeitam ou investigam consequências de axiomas inconsistentes com o axioma da escolha.