Início >> Ufba Em Pauta >> Aluno de Biotecnologia apresenta projeto vencedor em Competição Nacional de Inovação

Projeto de chupeta que mede temperatura do bebê

O aluno de biotecnologia da UFBA, Steve Biko Ribeiro, é um dos responsáveis pelo projeto vencedor do Grand Prix Senai de Inovação, que estimula o desenvolvimento de produtos e processos industriais para encontrar soluções de base tecnológica para os grandes desafios da humanidade. O evento foi realizado em São Paulo/SP, entre 1º a 4 de dezembro, reunindo estudantes universitários e empresários de todo o Brasil.

A premiação foi obtida com a apresentação do projeto de uma chupeta inteligente, que mede a temperatura do bebê e envia as informações para celulares. O projeto foi elaborado pela equipe Verdeperto, formada por Stela Fernanda de Aquino Oliveira, líder da equipe (SENAI), Nathaly Moraes Silva (SENAI), Rafael Henrique Omodei (bolsista CNPq), Augusto Dettmann (aluno universitário), Eduardo José Tonolli de Lima (SESI) e o aluno da UFBA Steve Ribeiro, empreendedor selecionado em parceria com o Programa Desafio Brasil da Fundação Getúlio Vargas.

No total, foram 36 competidores que foram responsáveis pela criação de 286 ideias inovadoras para lidar com problemas relacionados ao consumo de água e de energia, ao manejo de resíduos sólidos e à segurança do trabalho. Dos quatro projetos premiados na competição, três foram da equipe Verdeperto, que ficou com o primeiro, segundo e quarto lugares.

O segundo projeto premiado da equipe prevê a utilização de escama de peixe como filtro para ser utilizado na indústria de frigoríficos, surgindo como alternativa ao processo que nesse ramo normalmente converge os resíduos orgânicos para uma lagoa de tratamento que demanda uso de bioquímica de oxigênio, o que encarece o processo. A equipe também recebeu destaque em razão do projeto que prevê a captação da água de chuva do topo de grandes edifícios para a ser conduzida por uma tubulação até uma turbina para geração de energia elétrica. A ideia é que a energia gerada seja utilizada para iluminação. Cada proposta vencedora receberá R$ 300 mil dentro do Edital Senai Sesi de Inovação para desenvolver o produto.