Início >> Ufba Em Pauta >> Aprovados do último ENEM poderão pleitear vaga para curso de Medicina em Conquista

O curso terá início no primeiro semestre letivo de 2016

Os alunos que prestaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no mês de outubro deste ano, poderão concorrer à vaga do novo curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no Campus Anísio Teixeira, no município de Vitória da Conquista, que terá início no primeiro semestre letivo de 2016.

Serão oferecidas inicialmente 45 das 80 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o curso de Medicina da UFBA no interior do Estado. As vagas serão incluídas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para a seleção do último ENEM. O concurso para contratação de docentes para o novo curso, com inscrições abertas até o próximo dia 14/11, está bastante concorrido, com mais de 60 inscrições. As aulas do primeiro semestre, por conta da greve que postergou a conclusão deste ano letivo, estão marcadas para começar em junho de 2016.

Sobre o curso

O projeto político pedagógico do novo curso de Medicina da UFBA no campus de Vitória da Conquista foi elaborado com base na Lei de Diretrizes de Bases da Educação (Lei nº. 9394/96) e nos princípios, fundamentos, condições e procedimentos para formação de médicos contidos na Resolução 03/2014 CNE/CES.

O currículo deverá possibilitar ao graduado em Medicina uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da  dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

O currículo será estruturado por módulos, com uma integração maior dos diversos conhecimentos, evitando a fragmentação em disciplinas isoladas. Objetiva-se, dessa maneira, a formação de um profissional mais generalista, com base em clínica e saúde coletiva, capaz de abarcar as demandas do setor público e privado.

Será possível contar com a rede municipal de serviços de saúde para o campo da prática, incluindo o hospital e o laboratório municipais, pronto-socorro pediátrico, núcleo de apoio à saúde da família de Vitória da Conquista, além de um polo de educação permanente para residência médica nas áreas de pediatria, anestesiologia, ginecologia, obstetrícia e em medicina da família e comunidade.