Início >> Ufba Em Pauta >> Bancada federal da Bahia manifesta apoio às instituições federais de ensino em encontro na UFBA

.

A UFBA realizou um encontro com parlamentares da bancada baiana para discutir a decisão do Ministério da Educação (MEC) de cortar 30% da verba destinada às instituições federais de ensino público superior (Ifes). Além do reitor da UFBA, a atividade contou com a participação dos reitores das universidades e institutos federais da Bahia e foi realizada nesta segunda-feira, 13 de maio, às 8h, na reitoria.

O senador Otto Alencar, os deputados federais Afonso Florence, Alice Portugal, Daniel Almeida, Jorge Solla, Lídice da Mata, Nelson Pellegrino e Valmir Assunção marcaram presença no encontro e falaram sobre a preocupação frente ao atual cenário político nacional. Ações das bancadas também foram sinalizadas com objetivo de reverter o corte no orçamento das Universidades Federais, que ameaça a educação e pesquisa no Brasil.

A bancada federal da Bahia, coordenada pelo deputado federal Daniel Almeida, entregou uma carta com 54 assinaturas no qual se coloca em defesa da educação brasileira. “A bancada da Bahia no Congresso Nacional vem manifestar seu total apoio à luta em defesa das universidades públicas e institutos de educação no Brasil, e, em especial as instituições baianas, diante das ameaças de cortes nos repasses e da possibilidade de funcionamento das instituições”, afirma o documento.

O importante papel na vida de milhares de baianos e na vida econômica e social da Bahia é destacada na carta. Por fim, “diante da iminente ameaça de inviabilidade de funcionamento das Universidades e Institutos Federais de educação em todo país e, por conseguinte no estado da Bahia, em face do anúncio feito pelo Ministério da Educação de cortes de 30% do orçamento para as universidades, a bancada da Bahia vem a público manifestar, unanimente, contra qualquer retrocesso neste sentido e em defesa das Universidades, Institutos e educação pública”.

Após o encerramento do encontro na reitoria da UFBA, as autoridades presentes seguiram para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), espaço que teve uma sessão especial em “Defesa das Universidades Federais, Institutos Federais e da Educação e Democracia”, a partir das 10h.