Início >> Ufba Em Pauta >> Campanha “Não deixe a violência passar de boa" abre inscrições para monitores

Campanha “Não deixe a violência passar de boa" abre inscrições para monitores

Inscrição para seleção deve ser efetuada até 14/09

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) abre inscrições, no período de 10 a 14 de setembro, para a chamada de Seleção de Monitores (as) para a Campanha “Não deixe a violência passar de boa (Edital Proae 23/2018), uma ação educativa da Universidade Federal da Bahia, promovida com o intuito de oferecer à comunidade informações para o enfrentamento às violências que permeiam a cultura universitária.

Serão disponibilizadas 35 (trinta e cinco) bolsas de monitoria no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sendo 31 bolsas para o campus Salvador – das quais cinco serão reservadas para discentes residentes da UFBA, e 04 vagas para o campus de Vitória da Conquista.

A pró-reitora de Assistência Estudantil, Cássia Virginia Maciel, ressalta o caráter preventivo do projeto, que atuará de forma pedagógica para o engajamento da comunidade visando o fortalecimento das relações interpessoais e o combate à violência.  

“Também será uma forma de divulgar os canais institucionais para denúncias de violações aos direitos humanos no ambiente universitário e acolhimento os membros da comunidade”, afirma a pró-reitora, que exemplifica ações como o Programa PSIU, com plantões de acolhimento para escuta de estudantes e servidores voltado para saúde mental e bem estar psíquico, e os canais para denúncias através da Coordenação de Segurança (Telefone:71 3283-5800 – das 8h às 18h; e-mail: seguranca@ufba.br) e da Ouvidoria (Telefone: 71 3283-7044 – das 8h às 18h; celular: 71 98643-3137; e-mail: ouvidoria@ufba.br).

Estimular a construção de relações interpessoais baseadas no respeito à alteridade e à diversidade é um dos objetivos da campanha, que propõe momentos de reflexão acerca das práticas cotidianas que podem reproduzir violações aos direitos humanos e violências simbólicas.

A socialização de informações se dará por meio da distribuição de material informativo (folders e cartazes) com a participação de uma equipe de monitores (as) devidamente treinados para tal atividade.

Cássia avalia que a campanha de conscientização será mais um instrumento no combate às violências que deve estar associada também a medidas disciplinares.  Ela fala sobre a construção do código de ética que está em andamento na universidade e deverá ser submetido à consulta pública.

Através da campanha, também serão programadas atividades diversas destinadas à comunidade interna e externa, assim como peças publicitárias nos outdoors da rede UFBA com mensagens de respeito aos direitos humanos.

As inscrições para quem estiver interessado em concorrer a uma das vagas mencionadas devem ser realizadas até 14 de setembro, através do envio da documentação, histórico escolar atualizado e formulário específico preenchido e assinado que consta no edital.

O formulário devidamente preenchido e assinado deve encaminhado ao endereço especifico de acordo com campus em que se deseja atuar. Para atuar no campus Salvador, o material deve ser entregue em arquivo scaneado via o e-mail acoesafirmativas@ufba.br, identificado no item assunto: “Inscrição na chamada de seleção de monitores Edital Proae n. 23/2018”.

Para efetuar a inscrição para as vagas do campus Vitória da Conquista, a documentação deve ser entregue em envelope na sede da do campus do interior baiano, identificado no item assunto: “Inscrição na chamada de seleção de monitores Edital Proae n.23/2018”

São requisitos para participar da seleção: ser cadastrado na Proae até 1 de agosto de 2018; não ter reprovação superior a duas disciplinas cursadas no semestre 2017.2; e não possuir bolsa acadêmica (PIBIC, PIBIEX, PIBID, CNPQ, PERMANECER, SANKOFA ou similares) em vigência.

Para fazer jus à bolsa, o (a) discente precisa disponibilizar uma carga horária diária de quatro horas, somando um total de 20 horas semanais. O período de vigência das bolsas será de três meses, a contar da implementação das mesmas.

A seleção ocorrerá entre os dias 15 e 18 deste mês de setembro e a divulgação do resultado, a partir do dia 20/09. Uma reunião com as lideranças acontecerá 21/09, das 13:00 às 17:00, em local será divulgado posteriormente.

Todas as informações e dúvidas relativas a este Edital deverão ser resolvidas exclusivamente através do endereço eletrônico acoesafirmativas@ufba.br. As mensagens enviadas deverão conter no campo “Assunto” o título “Chamada Seleção de Monitores (as). Edital PROAE nº 23/2018”.