O dia 29/01 foi escolhido para a mobilização nacional dos servidores públicos federais na campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Diante da grave emergência de saúde pública, a iniciativa visa assegurar que os ambientes de trabalho estejam livres do mosquito transmissor das doenças – sobretudo o ZiKa vírus, que está associado à incidência de microcefalia em bebês.
Os gestores públicos estão orientados a promover a conscientização sobre a importância do combate ao Aedes aegypti e chamar atenção para a necessidade de verificar reservatórios e depósitos de água, lajes, calhas, lixeiras, jardins, banheiros desativados, sacos de lixo e, até, copinhos de plástico que possam acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito.
No “Dia da Faxina” o objetivo é inspecionar e eliminar possíveis focos do mosquito em todos os prédios do governo federal no país. A ação integra o eixo de mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia e acontece em ministérios, autarquias, agências e demais órgãos vinculados, envolvendo cerca de 1,6 milhão de trabalhadores.