Início >> Ufba Em Pauta >> Capes PrInt impulsionou internacionalização da UFBA, contemplando 62 programas de pós e alcançando 51 países

.

Através do Programa Capes PrInt, a UFBA vem promovendo, desde 2019, uma série de ações de internacionalização, com a participação de 62 Programas de Pós-Graduação (PPGs) e um alcance de 51 países. Até setembro deste ano, foram contabilizados 281 estudantes em doutorado "sanduíche", com períodos de estudos em instituições de ensino estrangeiras, além de 161 docentes bolsistas e 113 missões realizadas no exterior.

Os dados consolidados do programa na UFBA foram apresentados durante o seminário do Programa Institucional de Internacionalização Capes PrInt, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília. O evento reuniu as 36 universidades participantes para compartilhar as suas ações de internacionalização, os desafios e as expectativas para as próximas fases do programa. A UFBA foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do Capes PrInt na UFBA, Ronaldo Oliveira; pela coordenadora de Ensino de Pós-Graduação, Dayana Costa; e pelo técnico-administrativo em educação da PRPPG Daniel Bandeira.

O Programa Institucional destinou R$ 32, 2 milhões para investimento nas ações de internacionalização na UFBA. Entre as diversas ações promovidas, representantes da UFBA participaram de missões no exterior em centros de pesquisa e universidades de várias partes do mundo. "Os professores interagem através de projetos conjuntos de pesquisa, produção de artigos científicos, palestras e outras iniciativas para a troca de conhecimento e fortalecimento da parceria entre as instituições de ensino", explica a coordenadora de Ensino de Pós-Graduação, Dayana Costa.

Os Estados Unidos lideram a lista de países em que essas missões foram realizadas, seguido de Espanha e Reino Unido. Também foram realizadas missões em Cuba, Colômbia, Japão, Moçambique, Nigéria, entre outros.

De acordo com os dados consolidados do Capes PrInt na UFBA foram 62 Programas de Pós-Graduação (PPGs) envolvidos, 51 países parceiros, 161 docentes bolsistas e 113 missões no exterior

Os impactos do programa na produção de alta qualidade também são expressos pelos números apresentados durante o seminário realizado na capital federal. Os artigos com autores internacionais aumentaram 10 pontos percentuais de 2018 (28,4%) para 2023 (38,3%), enquanto a colaboração internacional dos artigos em revistas do 1º quartil aumentou de 13,2 pontos percentuais de 2018 (38,2%) para 2023 (51,4%).

"O Capes PrInt foi um projeto muito importante para a UFBA. Foi indutor da internacionalização da Universidade, que conseguiu incluir todos os programas de pós-graduação com nota 4 ou superior. Conseguimos melhorar em termos de impactos na produção bibliográfica e número de intercâmbios e parcerias. Isso sem dúvidas nos ajudou a avançar", avalia o pró-reitor Ronaldo Oliveira.

As ações de internacionalização na Universidade incluíram ainda 128 acordos em vigência junto à Superintendência de Assuntos Internacionais e 9 cotutelas. A cotutela - ou dupla diplomação - acontece quando o aluno realiza estudo no exterior e tem a sua formação reconhecida tanto na UFBA quanto na universidade de destino. "Isso proporciona que o aluno obtenha os dois títulos, de acordo com as regras específicas", aponta Dayana. Foram contabilizados ainda 281 estudantes em doutorado "sanduíche", realizados com períodos de estudos em instituições de ensino estrangeiras.

Também fazem parte das ações de internacionalização os cursos gratuitos de idiomas oferecidos através do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (Profici). Entre 2020 e 2023, mais de 8 mil matrículas foram registradas nos cursos regulares e de proficiência em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e português para estrangeiros.

O pró-reitor Ronaldo Oliveira coordena o Capes PrInt na UFBA desde maio de 2022 - até então, o programa teve a coordenação do ex-pró-reitor Olival Freire Junior, ao longo da gestão do reitor João Carlos Salles. O projeto da UFBA foi aprovado pela Capes no final de 2018, com início das atividades no ano seguinte. Porém, as execuções de 2020 e 2021 foram comprometidas em razão da pandemia, que restringiu viagens internacionais. Inicialmente previsto para o quadriênio de 2019 a 2022, o programa foi renovado e teve o seu planejamento estendido até 2024.

O Capes PrInt UFBA contempla 19 temas, agrupados em 5 grandes eixos de atuação da Universidade: Ciência, Tecnologia e Questões Ambientais; Inovação, Saúde e Qualidade de Vida; Desigualdades Sociais e sua Superação; Subjetividade e Expressão Artística; Contextos e Dinâmicas Sócio-Culturais.

Há expectativa de lançamento de um novo edital com chamada para dar continuidade às ações de internacionalização para os programas stricto sensu, previsto para o próximo ano, conforme antecipa o pró-reitor. "Esperamos a continuidade desse projeto na UFBA, para seguir com as ações de internacionalização e aproveitar toda a estrutura de gestão desenvolvida na universidade", afirma o pró-reitor.