Início >> Ufba Em Pauta >> Cid Teixeira - Nota de pesar

Cid Teixeira - Nota de pesar

.
A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do historiador Cid Teixeira, professor aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Cid José Teixeira Cavalcante tinha 97 anos e era um dos mais conhecidos historiadores baianos, famoso pela memória prodigiosa, especialmente acerca da história da Bahia e da cidade de Salvador. Começou a lecionar na UFBA em 1946, ainda como auxiliar de ensino da Escola de Belas Artes, na cadeira de história da arte. Em 1948, formou-se em direito pela UFBA, ingressando logo em seguida na carreira docente na Faculdade de Filosofia, vindo a integrar, posteriormente, o Departamento de História, até se aposentar, em 1989. Lecionou também na Universidade Católica do Salvador.

Cid Teixeira atuou no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e foi diretor da Fundação Gregório de Mattos. Autor de livros e artigos sobre história da Bahia, notabilizou-se também por suas atuação em jornais - especialmente na Tribuna da Bahia, onde foi editor-chefe - e canais de televisão e de rádio - tendo liderado a implantação do Serviço de Rádio Educação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Ocupava a cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia desde 1993 e recebeu importantes homenagens, como a medalha Tomé de Souza, da Câmara Municipal de Salvador, em 1992; e a comenda Dois de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia, em 2013.

Entristecida, a UFBA se solidariza aos familiares, amigos, colegas, alunos e admiradores do professor Cid Teixeira.