Início >> Ufba Em Pauta >> Comunidade universitária escolhe a chapa Somos UFBA para liderar a instituição por mais quatro anos

97% dos votos foram para João e Miguez

Depois de quatro semanas de intensa mobilização numa campanha que promoveu visitas e debates acalorados em todas as unidades acadêmicas e administrativas da instituição, a chapa Somos UFBA foi escolhida em consulta pública por 11.369 votantes para liderar a Universidade Federal da Bahia pelos próximos quatro anos. Assim, o reitor João Carlos Salles e o vice-reitor Paulo Miguez permanecerão em seus cargos até 2022.

Concluída na madrugada de hoje, a apuração mostrou que 97% dos docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos que compareceram às urnas nos dias 22 e 23 de maio votaram em João e  Miguez. Vale registrar que eles haviam vencido a eleição de quatro anos atrás com 7.593 votos, que então representaram cerca de 55% do total.

A resposta eloquente à proposta da chapa Somos UFBA foi comemorada por quem assistiu a apuração como uma demonstração inequívoca de que a comunidade universitária de fato assumira a visão de que se tornou fundamental uma unidade em defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade num momento de graves ameaças à autonomia da universidade pública no país.

A despeito da paralisação dos ônibus na quarta-feira em Salvador, que dificultou em muito o acesso, principalmente dos estudantes, aos campi da UFBA e praticamente terminou limitando em um dia o tempo real da consulta, o número de votantes manteve-se no padrão de anos anteriores, ou seja, em torno de 20% da população da Universidade. O que é mais um indício do alto grau de mobilização da comunidade nessa consulta conduzida pela Comissão Eleitoral, composta por representantes das associações de estudantes (DCE), técnico-administrativos (Assufba) e docentes (Apub).