Início >> Ufba Em Pauta >> CPD explica pane ocorrrida no dia 30 de novembro

CPD explica pane ocorrrida no dia 30 de novembro

Todos os sistemas já foram normalizados

Acerca da indisponibilidade de parte dos serviços de rede prestados pelo Centro de Processamento de Dados da UFBA (CPD) entre o final da tarde do dia 30 de novembro e parte da tarde do dia 1 de dezembro (quarta-feira), o órgão informa que a causa foi uma pane num dos equipamentos do subsistema central de armazenamento de dados (storage). Assim que o problema foi detectado, o CPD acionou a IBM, empresa fabricante do equipamento e responsável por sua assistência técnica, cujos técnicos trabalhram durante toda a madrugada, deixando o equipamento parcialmente funcional no início da manhã do dia 1. A partir desse momento, enquanto os trabalhos com a IBM ainda prosseguiam, os técnicos do CPD puderam iniciar os procedimentos de verificação da integridade dos dados e reinício dos serviços, que foram sendo restabelecidos progressivamente, ainda que com algumas restrições de desempenho. Ao final da manutenção, todos os sistemas foram normalizados. Ciente da importância dos serviços, sistemas e dados para o funcionamento de todas as áreas da Universidade, a diretoria do CPD priorizou todos os esforços da equipe técnica no sentido de recolocar todos os serviços em funcionamento com a maior brevidade possível. É importante destacar que a integridade dos dados foi preservada em sua totalidade. De qualquer forma, o CPD está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, pelo telefone da Central de Atendimento: 3283-6100.