Início >> Ufba Em Pauta >> Curso propõe debate sobre diferentes concepções de Educação

Curso propõe debate sobre diferentes concepções de Educação

Atividades acontecem durante o mês de outubro

Estão abertas as inscrições para o curso “Olhares Filosóficos sobre a Universidade e a Educação”, com o docente/mediador Fernando Juan García Masip, Professor e pesquisador Titular do Departamento de Educación y Comunicación da Universidad Autónoma Metropolitana, campus Xochimilco, Cidade de México. As atividades terão início no dia 17/10 (sexta-feira), às 19 horas, na sala 101 – PAF III, e seguem em encontros programados para os dias 22, 24, 29 e 31 de outubro, sempre das 09 às 12 horas, na sala 404 do Instituto de Física da UFBA – Campus de Ondina.

O curso propõe reflexões em torno de diferentes concepções de Universidade e de educação, elaboradas por filósofos dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI. No conteúdo programático serão abordadas as concepções kantianas de pedagogia e a necessidade da filosofia orientar o ensino superior; a visão iluminista do ensino superior no século XVIII e início do século XIX; as concepções de pedagogia e de Universidade em Nietzsche e suas críticas à Universidade Alemã do século XIX; o discurso de Heidegger ao assumir a Reitoria da Universidade de Friburgo e as problemáticas filosóficas da desconstrução derrideana e o sentido da Universidade contemporânea.

O curso é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. As inscrições devem ser realizadas através do formulário disponível na Internet.