Início >> Ufba Em Pauta >> Cursos da UFBA avaliados pelo ENADE receberam conceito máximo

Cursos da UFBA avaliados pelo ENADE receberam conceito máximo

.

Os cursos da Universidade Federal da Bahia avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2022 (ENADE) obtiveram os conceitos máximos do processo. Foram nove cursos avaliados com conceito 5 e dois com conceitos 4 (ver lista abaixo). Com esse excelente resultado, a UFBA reafirma seu compromisso com a oferta de ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente comprometido, com a excelência de seus cursos e parabeniza todos os responsáveis pelos cursos avaliados, em 2022.

O Relatório de divulgação dos resultados do ENADE 2022, elaborado pelo INEP, evidencia que as médias gerais dos concluintes nas provas, em todos os cursos da UFBA avaliados, foram superiores à média do Brasil.

Receberam conceitos de excelência os seguintes cursos da UFBA:

Administração - Conceito 5;

Ciências Contábeis (turnos diurno e noturno) - Conceito 5;

Ciências Econômicas - Conceito 4;

Direito (turno diurno) - Conceito 5;

Direito (turno noturno) - Conceito 4;

Jornalismo - Conceito 5;

Psicologia (Salvador e Vitória da Conquista) - Conceito 5;

Secretariado Executivo - Conceito 5;

Serviço Social - Conceito 5.

O ENADE é componente curricular obrigatório para os estudantes concluintes habilitados e afere seus desempenhos em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, suas habilidades e suas competências. O Exame é um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e constitui referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, dentre eles, a renovação de reconhecimento dos cursos.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes e compõe o cálculo de outros indicadores de qualidade da educação superior estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No ano de 2022, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou nacionalmente os cursos de graduação das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

O ENADE é regulamentado pela Lei nº 10.861/ 2004, pela Portaria Normativa MEC Nº 840/2018 e pelos Editais e suas retificações, e suas Portarias de cada Ciclo Avaliativo.