Início >> Ufba Em Pauta >> Cúpula do Mercosul aprova proposta da Caravana de Integração

Cúpula do Mercosul aprova proposta da Caravana de Integração

O primeiro veículo a ser emplacado será da UNILA

 

A proposta apresentada pela Caravana de Integração 2010 a 9 países da América do Sul, para unificação do cadastro de veículos automotivos, foi aprovada na última Cúpula do Mercosul realizada em Foz do Iguaçu, Paraná, e entrará em vigor no prazo de dez anos. Os estudantes da UFBA que participaram da Caravana propuseram a unificação do cadastro de veículos oriundos dos países integrantes do "bloco", que passariam a adotar um modelo único de placa.

Hoje, os veículos de carga e passageiros (caminhões e ônibus) habilitados ao transporte internacional no âmbito do MERCOSUL são obrigados a circular com o Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV), que mostra que o veículo atende às condições de segurança do país de origem. Por isso esses veículos que já usam esses documentos serão os primeiros a serem identificados com a placa do bloco, a partir de 2016. Os demais veículos passarão a circular com a placa MERCOSUL em 2018. O primeiro veículo a ser emplacado será da UNILA, co-realizadora do projeto.

Os estudos para um processo completo de unificação incluem um novo padrão alfa-numérico, que permita a inclusão gradativa de novos países, e cores que prezem pela eficiência na identificação e pela estética. Segundo Fabrizzio Cedraz Gaspar, Coordenador da Caravana 2010, "entre os modelos existentes, o padrão de cores mais eficiente é o argentino, mas a proposta final ainda está em estudo e deve ser apresentada até o final de fevereiro. A criação de um órgão plurinacional responsável pela regulação dos transportes e do trânsito é um caminho natural e deve entrar na agenda de debates brevemente".

A unificação do cadastro de veículos dos quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) é um importante passo para consolidação do processo de integração regional na América do Sul.