Início >> Ufba Em Pauta >> Desafio de alimentar o mundo é tema do Café Científico de junho

Desafio de alimentar o mundo é tema do Café Científico de junho

Professor de Química faz exposição seguida de debate

O Café Científico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM - Livraria Multicampi, realiza no dia 20 deste mês de junho a palestra “Produção de alimentos em larga escala: o desafio de alimentar o mundo e os impactos ambientais”, ministrada pelo Prof. Pedro Afonso de Paula Pereira (Instituto de Química/UFBA). De acordo com Pereira, “após um crescimento lento pela maior parte da história da humanidade, a população mais do que dobrou na última metade do século XX e início do século XXI. Por volta de 2006, era de cerca de 6,7 bilhões e, de acordo com as previsões mais recentes, deverá alcançar a marca de 9,1 bilhões em 2050. Assim, um grande desafio está posto diante de políticos, administradores públicos e cientistas, entre outros, que é garantir a oferta de energia, serviços de saúde e alimentação de qualidade, a preços acessíveis e não comprometendo a sustentabilidade dos recursos naturais do planeta”.

Nesse encontro serão abordados alguns dos principais impactos ambientais provocados pela produção de alimentos em larga escala, discutindo-se os seus aspectos gerais, permeados por uma visão química. Para que os interessados em participar das discussões logo após a palestra, o Prof. Pedro Afonso sugere as seguintes leituras prévias: Edward O. Wilson: “A criação – como salvar a vida na Terra”; Companhia das Letras; 2006; e Jared Diamond: “Colapso - como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso”; Ed. Record; 2007.

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. Para mais informações, ligue (71) 2101-8000 (LDM) ou 3283-6568 (UFBA). Outras informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com.