Início >> Ufba Em Pauta >> Diretoria do Instituto de Saúde Coletiva toma posse para gestão 2017-2021

Diretoria do Instituto de Saúde Coletiva toma posse para gestão 2017-2021

Solenidade de posse foi realizada na Sala dos Conselhos

Nesta segunda-feira (14), o reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles Pires da Silva, deu posse a nova diretoria do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) para a gestão 2017 a 2021. A professora Isabela Cardoso de Matos Pinto, atual diretora, foi reconduzida ao cargo e a professora Darci Neves dos Santos assumiu como vice-diretora.

>> Veja as imagens aqui <<

A solenidade de posse, realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, reuniu estudantes da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e demais funcionários do Instituto, além de amigos e familiares. Isabela Cardoso ressaltou a parceria nos quatro anos da gestão anterior ao lado da professora Ana Luiza Queiroz Vilasbôas. “O ISC é um lugar do qual temos muito orgulho de fazer parte e que tem em sua equipe o seu maior patrimônio”, disse.

A diretora reafirmou o compromisso social com a saúde da população e a preservação das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Citou o desenvolvimento de ações como as residências e cursos de pós-graduação e o movimento de ampliação da cooperação internacional em parceria com algumas das principais universidades do mundo.

Na área da pesquisa, lembrou a atuação do ISC no desenvolvimento do projeto ELSA Brasil – Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, do Observatório de Análise Política em Saúde e como instituição parceira do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz).

Ela também ressaltou a importância do investimento permanente na atualização de linhas de pesquisa para atender às demandas contemporâneas, como as doenças emergentes. E alertou: “Estamos todos muito preocupados com o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Para o reitor João Carlos Salles, o ISC é um centro de excelência que exercita a defesa intransigente da qualidade acadêmica como um direito de todos. “Me sinto muito bem representado pelo ISC, que considero um exemplo especial do que é a Universidade”. Ele destacou que programa de pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva tem nota máxima (7) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na abertura do evento, o violonista Adriano Oliveira, da Escola de Música da UFBA, apresentou Sons de Carrilhões, de João Pernambuco, e Baião, de Carlos Aguirre. A cerimônia também contou com a participação do ex-reitor da UFBA Roberto Santos, do vice-reitor Paulo César Miguez e do coordenador do Cidacs-Fiocruz Maurício Barreto.