Início >> Ufba Em Pauta >> Dissertação analisa sistemas distribuídos na Pós em Mecatrônica

Dissertação analisa sistemas distribuídos na Pós em Mecatrônica

Trabalho teve orientação do Prof. Raimundo Macêdo

O Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) realiza nesta quinta-feira (dia 12 de maio, às 15h, a sessão de defesa da dissertação da mestranda Neima Prado dos Santos, intitulada “Reconfiguração dinâmica em sistemas distribuídos de tempo real baseados em componentes”. A apresentação é na sala 14 do Instituto de Matemática (Campus de Ondina), perante a banca formada pelos professores Renato Fontoura de Gusmão Cerqueira (DINF/PUC-RJ), Flávio Morais de Assis Silva (DCC/UFBA), Claudio Sant'Anna (DCC/UFBA) e Raimundo José de Araújo Macêdo (DCC/UFBA).

Este último, junto com o Prof. Luciano Porto Barreto, orientou o trabalho, que se explica assim: “Sistemas modernos de controle e supervisão são caracterizados pela utilização de componentes de prateleira (Commercial off-the-shelf - COTS), como componentes de rede, sistemas operacionais e middlewares, visando à otimização de custos e reutilização. Um dos aspectos cruciais em tais sistemas é sua capacidade de se adaptar a mudanças no ambiente computacional ou novos requisitos da aplicação.

A plataforma ARCOS - Architecture for Control and Supervision, baseada em componentes de tempo-real, foi desenvolvida no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LaSiD), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da Universidade Federal da Bahia, para atender a essas novas demandas de sistemas industriais de controle e supervisão.Na presente dissertação, é apresentado o serviço de reconfiguração dinâmica desenvolvido para sistemas baseados em componentes, que permite modificar a composição de uma aplicação em tempo de execução, procurando minimizar o impacto em partes do sistema não envolvidas na reconfiguração em questão. É descrita a utilização desse serviço na reconfiguração de duas variações de uma aplicação de controle baseada em componentes: uma delas desenvolvida sem o emprego do ARCOS e uma outra em que esse framework é empregado. Adicionalmente, são apresentados experimentos realizados com o objetivo de avaliar o impacto da reconfiguração nas aplicações alvo.