Início >> Ufba Em Pauta >> Doutorando da UFBA realiza atividades no Québec

Doutorando da UFBA realiza atividades no Québec

Wendell pesquisa no Canadá sobre a mediação teatral

O doutorando Ney Wendell, do Programa de Pós-Graduaçção em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC) e pesquisador da Fundação Capes, vem realizando oficinas e seminários culturais em Québec (Canadá) nas cidades de Montréal, Laval, Sherbrooke, Sainte-Thérèse, Magog e Saint-Camille. Essas atividades são direcionadas aos artistas, educadores e grupos em geral e estão acontecendo no período de abril a junho de 2011. Sua pesquisa sobre “Mediação teatral e transformação social” está sendo desenvolvida através de uma colaboração entre a UFBA e a Université du Québec à Montreal (UQAM) durante este primeiro semestre de 2011.

Wendell já participou, como doutorando da UFBA, no Congrès L'ACFAS, dentro do Colóquio da Associação Brasileira Brasil-Canadá (Abecan), e ainda vai apresentar trabalhos durante o “Colloqué Les Arts et la Ville”, no “Congrès de la Société Québécoise d`Études Théâtrales (SQET)” na “École Superieure de Théâtre” da UQAM e na ONG «Culture pour Tous».

O futuro doutor foi convidado a integrar o Grupo de Pesquisa sobre Mediação Cultural (GMC) da instituição «Culture pour Tous», do Grupo de Pesquisa sobre o Brasil (CERB) da UQAM. Junto com o grupo  Théâtre des Petites Lanternes em Sherbrooke, ele vem integrando as atividades da Agenda 21 de Cultura do Québec e atuando nos projetos de teatro-educação em comunidades.

Para acompanhar as suas ações foi criado o blog Mediação Teatral, no endereço http://mediacaoteatral.wordpress.com, que descreve as atividades numa perspectiva de produção de conhecimentos artísticos e transformadores, interligando a cultura do Brasil e do Québec. Contatos com Ney Wendell podem ser mantidos através do e-mail  ney.arte@hotmail.com.