Início >> Ufba Em Pauta >> EAD 5 estrelas: UFBA obtém conceito máximo na avaliação do MEC

EAD 5 estrelas: UFBA obtém conceito máximo na avaliação do MEC

.

A Universidade Federal da Bahia obteve o conceito máximo no recredenciamento de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) pelo MEC. A nota 5 confirma o compromisso da UFBA com a expansão da modalidade EAD com responsabilidade e autonomia, de modo a garantir a qualidade pedagógica que tradicionalmente distingue o ensino da UFBA. Trata-se, portanto, do resultado de um processo gradual e contínuo, no qual a Universidade vem incorporando, de forma orgânica, métodos, linguagens e estruturas inovadoras, preservando sua cultura institucional e as práticas já estabelecidas.

A UFBA oferece atualmente oito cursos de graduação na modalidade EAD: administração pública, biblioteconomia, dança, matemática, música, teatro e gestão do turismo e desenvolvimento sustentável. Também são oferecidas oito especializações: alfabetização e letramento; gênero e sexualidade na educação; gestão de pessoas com ênfase em gestão por competências; gestão escolar; gestão pública municipal; gestão social e políticas públicas do patrimônio cultural; produção de mídias para educação online; e saúde coletiva com concentração em saúde da família.

No processo de institucionalização da EAD, a UFBA enfrentou, internamente, o desafio de separar a gestão dos cursos da UAB (Cursos da Universidade Aberta do Brasil, fomentados ou financiados pela Capes) da gestão acadêmica geral. Para superar esse obstáculo, foi implementado um modelo no qual um órgão especializado em EAD – a Superintendência de Educação a Distância (Sead) – assumiu uma função técnica, estimulando e apoiando a gestão acadêmica e pedagógica dos cursos a distância pelos órgãos responsáveis pelos processos educacionais da instituição.

Para a superintendente de Educação a Distância, Márcia Rangel, “a experiência acumulada pela UFBA desde o início do uso da EAD, na década de 1990, e a percepção dos gestores e docentes envolvidos com a gestão da EAD na instituição levaram à necessidade de reformas significativas na regulação interna, entre elas a elaboração dos Referenciais de Qualidade para EAD”.

Rangel explica que a separação entre a gestão dos cursos da UAB e a gestão acadêmica geral foi enfrentada por meio da implementação de um modelo no qual a Sead exerce um papel de liderança técnica, estimulando e apoiando a gestão acadêmica e pedagógica dos cursos, que é realizada pelos órgãos responsáveis pelos processos educacionais. “Essa estratégia foi essencial para assegurar a estrutura, o diálogo e a autonomia necessários para o sucesso da modalidade na UFBA. A busca por aprimoramento contínuo e a superação dos desafios têm sido fundamentais para alcançarmos a excelência em nossa oferta de cursos”, afirma.