Início >> Ufba Em Pauta >> Eleito pela comunidade, reitor da UFBA toma posse

Eleito pela comunidade, reitor da UFBA toma posse

.

O professor Paulo Cesar Miguez de Oliveira, reitor eleito pela comunidade universitária, foi empossado pelo Ministério da Educação (MEC). O termo de posse foi assinado no dia 18 de agosto. Vice-reitor ao longo dos últimos oito anos, na gestão do reitor João Carlos Salles (2014-22), Miguez assume formalmente o mandato de 4 anos iniciado no dia 15 de agosto.

A nomeação e posse do professor Miguez representam uma grande vitória da comunidade UFBA, que fez respeitar sua vontade na escolha do dirigente máximo da instituição. Vitória também da resistência da Universidade Pública brasileira em um cenário de múltiplos ataques, dado que, nos últimos anos, mais de 20 universidades e institutos federais lamentavelmente não tiveram nomeados os indicados em primeiro lugar por suas listas tríplices.

Miguez foi o mais votado pela comunidade universitária, tanto no Colégio Eleitoral, com 54 votos, quanto na consulta informal à comunidade realizada pelas entidades das três categorias, com mais de 10 mil votos.

A UFBA realizará, em breve, a cerimônia de posse do novo reitor, no Salão Nobre da Reitoria.

O termo de posse foi enviado para assinatura do novo reitor por meio eletrônico. Surpreendida diante da não realização, pelo MEC, de um ato de posse, em formato presencial ou virtual, a UFBA lamenta a ausência desse rito, por entender ser este um importante gesto simbólico de reconhecimento, pelo Estado, da importância da Universidade Pública.

Veja o termo de posse: