Início >> Ufba Em Pauta >> Emilia Ferreiro - Nota da Faculdade de Educação da UFBA

Emilia Ferreiro - Nota da Faculdade de Educação da UFBA

.
A Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, na cidade do Mexico, da psicóloga e pedagoga argentina Emília Beatriz María Ferreiro Schavi (Buenos Aires, 5 de maio de 1936 – Cidade do México, 26 de agosto de 2023).

Após se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, Emilia Ferreiro estudou na Universidade de Genebra, onde trabalhou como pesquisadora-assistente do célebre psicopedagogo suíço Jean Piaget, obtendo o doutorado sob sua orientação.

Emília Ferreiro revolucionou a alfabetização ao desvendar mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, levando educadores ao redor do mundo a rever radicalmente seus métodos de ensino e pesquisa. Na Faced, a professora orientou pesquisadores, entre os quais a professora Giovanna Zen em estágio pós-doutoral.