Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro do Ceafro realiza articulação de mulheres negras

Encontro do Ceafro realiza articulação de mulheres negras

Secretária Aparecida Gonçalves participa


 

Nestes sexta-feira e sábado (dias 27 e 28 de agosto) acontece em Salvador o 2.º Encontro de Mulheres Articulando Territórios e Identidades, evento que reunirá cerca de 70 mulheres de 15 Territórios de Identidade da Bahia. O encontro é no Hotel Golden Park (Pituba), sob a organização do Ceafro/UFBA, através do Projeto Encruzilhada de Direitos, e é voltado para o enfrentamento da violência contra as mulheres negras na Bahia. Participa do encontro a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Aparecida Gonçalves, e a superintendente de Políticas para as Mulheres, Valdecir Nascimento, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Seprom/BA).

O 2.º Encontro de Mulheres Articulando Territórios e Identidades objetiva avaliar a caminhada do Projeto Encruzilhada de Direitos e propor estratégias para a campanha pelo fim da violência contra as mulheres negras na Bahia, Estado que ainda convive com uma realidade de crescimento da violência, chegando a proporções ainda incontroláveis. Por conta dessa realidade o projeto Encruzilhada de Direitos está concluindo um dossiê, o Dossiê da Violência Contra as Mulheres Baianas: uma pesquisa sobre os casos de violência contra mulheres registrados nos jornais locais, no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2010.

O encontro servirá para uma avaliação coletiva dos resultados decorrentes das ações desenvolvidas pelo Ceafro em mais de um ano de implantação do projeto Encruzilhada de Direitos. O evento acontece um ano após a realização do 1.º Encontro de Mulheres Articulando Territórios e Identidades em Salvador (18 e 19/8/2009) – que contou com a participação de mulheres de 13 territórios baianos. Agora, são 15 territórios por onde passaram as formadoras do Ceafro e mantiveram ações com representantes dos movimentos de mulheres do interior do Estado.

Nessa meta de enfrentar a violência contra as mulheres, o Ceafro organiza a vigília pelo fim da violência contra as mulheres negras, na Estação da Lapa, que acontece sempre na última terça-feira de cada mês; promoveu a Vigília das Águas, no Dique do Tororó (8 de março) e tem estimulado a realização das vigílias no interior do estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3283-5520.