Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro sobre TIC na construção inscreve trabalhos

Encontro sobre TIC na construção inscreve trabalhos

Submissão de texto pode ser feita até fevereiro de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPG-AU), o Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho (LCAD), da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e demais integrantes da rede BIM-Brasil (Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense), realizarão em Salvador, nos dias 4 e 5 de agosto de 2011, o TIC 2011 - V Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção. Este encontro nacional busca reunir representantes da comunidade acadêmica e do setor produtivo da cadeia da construção civil interessados na aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a melhoria dos processos de concepção, produção e gestão da construção. Seus principais objetivos são discutir e divulgar os avanços recentes destas tecnologias, promovendo a articulação de ações entre pesquisadores e empresas que atuam no setor. Nesta sua quinta edição o evento tem como tema central “Modelando a construção do futuro”, e visa contribuir para a difusão das propostas que através de novas formas de modelagem da informação da construção propiciem uma base mais eficiente para colaboração, simultaneidade nos processos, melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos gerados.

O evento, para o qual a comissão organizadora já inscreve trabalhos, discutirá tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao setor da Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC), segundo cinco eixos principais: (1) TIC no desenvolvimento do projeto, que compreende os sistemas, tecnologias e metodologias para o planejamento, desenvolvimento e controle dos projetos da edificação; (2) TIC na gestão, envolvendo tecnologias e metodologias para gestão do empreendimento e apoio a execução da obra; (3) TIC na edificação, que contempla o uso de tecnologias digitais na automação predial, gerenciamento de facilities, simulação de processos e produtos; (4) TIC na comunidade técnica / gestão do conhecimento, que envolve aspectos da formação dos profissionais que se utilizam destes recursos e da gestão de competências e (5) integração de sistemas em AEC / interoperabilidade de dados, que envolve a modelagem de informações da edificação e sistemas integrados.

Os trabalhos devem enquadrar-se em um ou mais dos cinco eixos temáticos propostos, e poderão estar relacionados à discussão de conceitos, de projetos ou relato de casos. Os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico do evento serão apresentados oralmente e publicados nos anais do evento, em formato digital. Os textos deverão seguir o formato e as informações disponíveis no arquivo padrão, que estará disponível para download no site do evento (http://www.lcad.ufba.br/tic2011/). Ele deverá ser escrito em português, em formato compatível com o WORD97 ou versão superior, contendo resumo (abstract), com no máximo 200 palavras. O artigo, incluindo figuras, tabelas e referências, não deve exceder 10 páginas. Devem ser descritos sucintamente o objetivo, métodos e resultados do trabalho apresentado. O tamanho total do arquivo não deverá exceder 5 Mb.

Os resumos deverão ser encaminhados por e-mail à comissão organizadora, até o dia 1 de fevereiro de 2011, que confirmará o recebimento e fará a distribuição para dois membros do Comitê Científico, ligados ao tema. Estes procederão à “avaliação cega” dos trabalhos, e havendo discordância em relação à avaliação, o artigo em análise será encaminhado a um terceiro avaliador que dará o veredicto final sobre o aceite do mesmo. Os arquivos contendo os trabalhos completos deverão ser enviados até o dia 2 de maio de 2011. O endereço eletrônico para o envio dos resumos e dos trabalhos completos será divulgado em breve, no site do evento.