Início >> Ufba Em Pauta >> Episódio na Faculdade de Comunicação - Nota da Reitoria

Episódio na Faculdade de Comunicação - Nota da Reitoria

.

A Universidade Federal da Bahia é reconhecida por seu empenho institucional em se tornar cada dia mais diversa e inclusiva. O atual perfil de nossa comunidade é o resultado de uma década e meia de ações afirmativas, que hoje norteiam a instituição. A aprovação de cotas para pessoas trans, em vagas supranumerárias, é uma das ações de inclusão celebradas recentemente por esta Universidade.

A voz de cada um dos membros de uma comunidade tão ampla e diversa deve ser sempre objeto de acolhimento e tratamento respeitoso pelas instâncias diretivas em unidades e órgãos da Administração Central, e eventuais denúncias devem ser objeto de apuração criteriosa, seguindo os ritos administrativos previstos nos regimentos da Universidade.

Qualquer forma de assédio é considerada não apenas uma agressão aos vitimados, mas ao próprio espírito desta Universidade. Esta instituição não compactua com a transfobia ou qualquer outra forma de discriminação. Tampouco será jamais conivente com processos de execução sumária e linchamento público de qualquer de seus membros - o que se configura na medida em que, de forma antidemocrática, lhes seja negado direito a ampla defesa e contraditório.

Somente através da devida apuração de fatos, motivações e contextos sociais e psicológicos envolvidos em uma denúncia é que uma instituição do porte e responsabilidade social da UFBA pode alcançar juízos justos - e os ritos necessários requerem uma temporalidade certamente maior que a das redes sociais e do noticiário, espaços nos quais versões se multiplicam de forma açodada e, tantas vezes, injustas, seja com indivíduos, seja com a instituição.

Em relação à acusação de transfobia supostamente ocorrida em uma aula na Faculdade de Comunicação no dia 12 de setembro, a UFBA informa que a estudante foi recebida no mesmo dia pela pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, que a ouviu, atendeu e orientou. A pró-reitora também estabeleceu contato telefônico com a docente, disponibilizando canal permanente para diálogo e orientações necessárias.

Na manhã do dia 13, o reitor Paulo Miguez manifestou-se publicamente, nos mesmos termos desta nota, respondendo à manifestação promovida por um grupo de estudantes durante a cerimônia de inauguração do edifício do IHAC.

A UFBA procederá à apuração parcimoniosa dos fatos e, verificada qualquer conduta inadequada ou irregular por parte de qualquer membro da comunidade universitária, a Administração Central não se furtará a tomar as medidas cabíveis previstas em seu regimento.