Início >> Ufba Em Pauta >> Equipe de estudantes da UFBA é campeã mundial de aerodesign

Equipe de estudantes da UFBA é campeã mundial de aerodesign

.

A Axé Fly, equipe de Aerodesign da Escola Politécnica da UFBA, conquistou o primeiro lugar na principal competição internacional da área, a SAE Aerodesign East. O torneio aconteceu entre os dias 08 e 10 de março em Lakeland, na Flórida, Estados Unidos.

Além de vencer a competição e se tornar campeão mundial, o grupo também foi premiado em três outras categorias: ganhou o segundo lugar em performance em voo, terceiro lugar em relatório técnico e quarto lugar em apresentação oral.

A competição consiste em projetar e construir um avião que cumpra requisitos como aerodinâmica, estabilidade e desempenho, além de ter sucesso de voo com a maior carga possível.

A equipe do Axé Fly é formada por 18 estudantes dos cursos de Engenharia da UFBA e já coleciona títulos: o grupo é bicampeão na fase nacional classificatória da competição, a SAE Brasil Aerodesign, (2022 e 2023), e já chegou a fase internacional, conquistando o segundo lugar em 2023.

A equipe conta com a orientação do professor Guilherme Begnini.

Em 2022, a TV UFBA conversou com os estudantes do Axé Fly. Confira a reportagem: