Início >> Ufba Em Pauta >> Equipes de modalidades esportivas da UFBA são destaque em competições dentro e fora do país

.

O calendário de eventos esportivos segue movimentando as equipes formadas pelos estudantes da UFBA nas diversas modalidades coletivas e individuais. Neste mês de setembro, entre os dias 6 e 9, as equipes de handebol da UFBA disputaram os Jogos das Universidades Federais do Nordeste (JUFs), realizados em Salvador/BA. A equipe masculina se sagrou campeã, vencendo o jogo final contra a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), enquanto a equipe feminina foi vice-campeã.

Recentemente, o handebol da UFBA também havia subido ao pódio, em sua primeira participação em um evento internacional, o Torneio Feria de Flores, disputado em Medellín, na Colômbia, no período de 2 a 6 de agosto. A equipe masculina foi vice-campeã da competição, e a feminina conquistou a a terceira colocação. Os goleiros de ambos os times, Lucas e Tamires, foram premiados como melhores da competição, além de Beatriz (Bia), também representando a UFBA, que foi eleita a melhor atleta da partida.

Equipe de handebol feminino da UFBA, vice-campeã dos Jogos das Universidades do Nordeste e terceira colocada no Torneio Internacional da Colômbia

No basquete, os Jogos Universitários das Federais do Nordeste (JUFs) aconteceram em Fortaleza, Ceará, de 8 a 13 de agosto. A equipe masculina da UFBA foi vice-campeã do torneio, sendo superada pelo time da casa, a UFC, pelo placar de 63×56. O time feminino conquistou o terceiro lugar ao vencer o time da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A próxima competição da modalidade será a Copa Nordestina, em Maceió, de 6 a 8 de outubro.

Já no dia 23 de setembro, terão início os Jogos Internos da UFBA (JUFBA), com eventos promovidos nas modalidades: futsal, futebol, handebol, basquete, vôlei, atletismo, xadrez, dama, totó, futvôlei, vôlei de praia, natação, fifa, lutas e LOL. Os Jogos são promovidos anualmente pelo Núcleo de Esportes e Lazer da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), com a participação de servidores, estudantes e egressos da Universidade. Muitas atividades estão programadas para acontecer no Complexo Esportivo Educacional, em Ondina.

Equipe de basquete masculino da UFBA, campeã dos Jogos das Universidades Federais do Nordeste

Equipe de basquete masculino da UFBA, vice-campeã dos Jogos das Universidades Federais do Nordeste