Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Dança recebe equipamento para captura de movimentos

Escola de Dança recebe equipamento para captura de movimentos

MoCap atenderá diversos grupos de pesquisa

Alta sofisticação e captura precisa dos movimentos do corpo humano são atributos do MoCap - Motion Capture, equipamento importado e recém-instalado na Escola de Dança da UFBA, com o objetivo de concretizar a implantação de um laboratório com a tecnologia Motion Capture aplicada à Dança.  De acordo com a diretora da unidade, professora Dulce Tamara Lamego e Silva, o MoCap permite trabalhar a imagem com refinamento tecnológico, o que é importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos ambientados no universo online.

A aquisição, que é inédita no país para um curso superior em Dança, é um recurso muito usado em estúdios cinematográficos para a obtenção de variados efeitos, informou a professora Dulce. Como fruto do Edital Pró-Equipamentos-2013, o equipamento atenderá ao projeto “Tecnologia de Análise do Movimento em Dança”, destinado às pesquisas desenvolvidas dentro do Programa de Pós-Graduação em Dança e especificamente, aos grupos e projetos de pesquisa, pesquisadores e alunos participantes do Programa, revelou a professora do PPGDança/Ufba, Gilsamara Moura.

Durante esta semana, um grupo de cerca de 10 pessoas – entre docentes e técnicos administrativos – recebe treinamento de um técnico norte-americano, que orienta sobre o devido manuseio da máquina.  Além da realização de espetáculos em 3D e investigações sobre as ações cognitivas do corpo, o MoCap também pode atuar como ferramenta para a análise de movimentos biomecânicos, permitindo que seja compartilhado com grupos de pesquisa provenientes de outras áreas como as Belas Artes, Teatro, Comunicação, Saúde e Robótica, ressaltou a professora Gilsamara.

O sistema

O sistema MoCap é formado por 18 câmeras de captura do movimento (câmeras que emitem luz), conjuntamente com os trajes especiais (que contêm marcas reflexivas) que possibilitam, dentro de um espaço físico, realizar captura do movimento humano para que posteriormente, esses dados possam ser aplicados a personagens virtuais (corpos em 3D), ou ainda, servir para estudos biomecânicos de análise do movimento humano.

Anteriormente, o Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, também recebeu o Kit de Audiodescrição, do Edital Pró-Equipamentos - 2012, e que vem sendo utilizado por Grupos de Pesquisas do PPGDança/Ufba, além de estar acessível a todos que utilizem o Teatro do Movimento, principalmente, em espetáculos que recebem deficientes visuais. Alguns espetáculos de dança foram audiodescritos em 2012, bem como uma defesa de dissertação de Mestrado.