Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Música exibe documentário sobre Hermeto Paschoal

Escola de Música exibe documentário sobre Hermeto Paschoal

Vídeo remete às origens do "Bruxo dos Sons"

O Núcleo de Percussão da UFBA promove nesta quinta-feira (18 d novembro), na Escola de Música (EMUS), a partir das 16h, a apresentação do documentário “Bebendo na fonte”, sobre o músico e multiinstrumentista alagoano Hermeto Paschoal. A participação é franqueada ao público interessado. O vídeo documenta o retorno do músico Hermeto Pascoal às suas origens após mais de 30 anos, mostrando o reencontro do Bruxo dos Sons com lugares e pessoas que fizeram parte de sua infância no Sítio Olho D´Água, em Lagoa da Canoa, Alagoas. Nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, em 22 de junho de 1936, Hermeto Pascoal diz que os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona ou de "gerimum" (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o “oito baixos” de seu pai ele, de sete para oito anos, resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho, José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no “oito baixos” e no pandeiro.

Neste ano de 2010 Hermeto está lançando novo CD com Aline Morena, denominado "Bodas de latão", em comemoração aos sete anos juntos na vida e na música! Esse disco contém duas faixas multimídia, gravadas às margens do Rio São João, na estrada da Graciosa, em Morretes, Paraná. Além disso, conta com composições novas e antigas do Hermeto, uma composição e algumas novas letras de Aline e uma música de Astor Piazzolla. Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. Diz ele que, por enquanto, é só! Mais informações podem ser vistas em http://www.hermetopascoal.com.br/biografia.asp.