Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Música promove concertos de premiação do Concurso Horst Schwebel

Escola de Música promove concertos de premiação do Concurso Horst Schwebel

Horst Schwebel dá nome a concurso de solistas da OSUFBA

Neste mês de agosto, a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia promove uma série de ações que celebram os seus artistas com eventos abertos ao grande público. No dia 18, às 20 h, será realizado no Salão Nobre da Reitoria o concerto acadêmico de premiação do segundo colocado no Concurso Horst Schwebel – Solistas da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) 2017.1, com a entrega do prêmio para o solista de violoncello Nilton de Jesus Cerqueira da Silva.

O programa será composto pelas peças Edward Elgar, Chanson de Matin & Chanson de Nuit; Concerto para Violoncello e Orquestra em do maior, de Franz Joseph Haydn, com  Nilton de Jesus Cerqueira da Silva; e a Sinfonia nº. 25, em sol menor, de Wolfgang Amadeus Mozart. A Orquestra terá a regência do maestro José Mauricio Brandão.

No dia 31/08, às 20 horas, também na Reitoria, a OSUFBA vai apresentar o concerto sinfônico de premiação dos primeiros colocados no mesmo concurso: Rafael Dias Santos Almeida, flauta; e Otavio Correa da Silva, trombone.
A exibição, com regência de José Mauricio Brandão, será composta pelo Concerto para Flauta e Orquestra, de Jacques Ibert, com o solista Rafael Dias Santos Almeida, Flauta; Concertino para Trombone e Orquestra, de Ferdinand David, com o solista Otavio Correa da Silva, trombone; e a Sinfonia nº. 9, “Novo Mundo, de Antonin Dvorak.
O concurso Professor Horst Schwebel visa estimular a produção artística discente da Escola de Música da UFBA nas áreas de Instrumento e Canto. A iniciativa presta uma justa homenagem ao professor Schwebel, falecido no ano de 2015, e está afinada com as ações desenvolvidas pela atual direção da Escola com o propósito de valorizar a memória da EMUS.

Outros Concursos
Ernst Widmer inspira outro concurso para estimular a produção discente na área da composição.

Em outra homenagem preparada pela Escola neste ano, o professor Ernst Widmer, um dos fundadores do ensino de composição na UFBA, dará nome a um outro concurso: a Apresentação de Compositores da Bahia, que visa estimular a produção artística discente da Escola de Música da UFBA na área de Composição.

Com o objetivo de valorizar a pluralidade de ambientes musicais da EMUS, a direção da unidade de ensino anuncia que haverá também um terceiro concurso, o OSUFBA POPS, que tem como objetivo estimular a produção artística discente da Escola de Música da UFBA nas áreas de Composição e Arranjo em Música Popular.
Os concursos serão abertos para alunos da UFBA regularmente matriculados em qualquer um dos cursos oferecidos pela EMUS. As inscrições poderão ser realizadas entre 01 a 31 de outubro, de 09h às 16h30, na secretaria da direção da Escola de Música da UFBA, no Canela.