Início >> Ufba Em Pauta >> Estudantes da UFBA se destacam para Congresso de Física

Estudantes da UFBA se destacam para Congresso de Física

Encontro acontece em julho, nos Estados Unidos

No final de julho deste ano será realizado na cidade de Washington DC, Estados Unidos, o 1.º Congresso Internacional para Jovens Pesquisadores em História da Física. Patrocinado pelo Center for History of Physics (CHP), do American Institute of Physics, e pela International Union for History and Philosophy of Science, Division for History of Modern Physics, o congresso está sendo organizado por um grupo de sete estudantes de doutorado e recém-doutores escolhidos por representarem alguns dos mais promissores talentos para a próxima geração de pesquisadores no campo da história da física. Dentre estes, um dos selecionados faz parte do curso de Doutorado em Física da UFBA, o discente Fábio Freitas, que se junta à equipe que inclui jovens pesquisadores dos Estados Unidos, Alemanha, França e China.

Em uma seleção extremamente competitiva para participação dessa conferência, cinco estudantes brasileiros, todos do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, da UFBA-UEFS, foram selecionados para apresentarem seus trabalhos no congresso, fazendo com que o Brasil, junto com Alemanha e Estados Unidos, fossem os países com maior participação. A UFBA, através do citado programa, é a instituição individual mais representada de todo o mundo. Os estudantes selecionados aqui são Climério Silva, Frederik Santos, Indianara Silva, José Eduardo Clemente e Thiago Hartz. Tal participação expressiva representa a projeção que a pesquisa em História da Física desenvolvida na UFBA pelo grupo coordenado pelo Prof. Olival Freire Jr. possui tanto no Brasil quanto internacionalmente. Uma evidência da projeção desse grupo de pesquisa encontra-se no volume 62, número 2, pp. 6-7, da AIP History Newsletter, (http://www.aip.org/history/newsletter/current/), em matéria sobre a história da física no Brasil.