Início >> Ufba Em Pauta >> Ex-estudante do Pibic-UFBA recebe prêmio internacional na área de nanotecnologia

Estudante cursou Química Industrial na UFBA

A baiana
Viviane dos Santos Barbosa recebeu um prêmio numa conferência científica internacional realizada na cidade de Helsinki, na Finlândia, entre 29 de agosto e 3 de setembro. O evento que reúne cientistas do mundo inteiro é realizado a cada quatro anos, tendo como sede uma cidade da América do Norte, Europa ou Ásia. A conferência é multidisciplinar, com participação de cientistas de áreas como Física, Química e Engenharia Ambiental. O trabalho de Viviane competiu com cerca de 800 outros trabalhos científicos de pesquisadores de todo o mundo. O projeto premiado incluía a produção de catalisadores metálicos nanoestruturados contendo um ou mais elementos, produzidos através do método conhecido por “spark generation and inertial impaction”, que oferece a possibilidade de misturar metais até a escala atômica. Foi realizado na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, onde Viviane cursou bacharelado em Engenharia Química e Bioquímica e onde fez mestrado em Engenharia Química no departamento de Nanotecnologia.
Antes de mudar para a Holanda, Viviane morou no bairro da Liberdade e sempre frequentou escolas públicas como a Marquês de Abrantes (primário), ICEIA (ginásio), a antiga Escola Técnica Federal da Bahia, hoje Cefet (segundo grau) e a Universidade Federal da Bahia, onde cursou Química Industrial durante dois anos e foi bolsista de iniciação científica Pibic-UFBA no grupo do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade. Nas palavras de Jailson, “existem situações que deixam um professor mais do que feliz. Esta é uma delas! Viviane, moradora da Liberdade, SSA-BA, frequentou escolas públicas. Com uma janela de oportunidade, desponta para o  mundo! Realmente, vale a pena ser professor! Mas, também, vale uma reflexão: quantas “Vivianes” perdemos por dia por falta de oportunidade, má gestão ou intolerância?”