Início >> Ufba Em Pauta >> Faced lança obra sobre saberes profissionais

Faced lança obra sobre saberes profissionais

Livro aborda aspectos culturais

O livro Currículo, formação e saberes profissionais: a (re)valorização epistemológica da experiência, organizado por Maria Roseli Gomes Brito de Sá e Vera Lúcia Bueno Fartes, será lançado nesta quinta-feira (dia 26), a partir das 11h, na Faculdade de Educação da UFBA. Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), a obra traz uma abrangente discussão sobre a formação do indivíduo e aborda relevantes aspectos culturais nesse processo.

Os textos reunidos em Currículo, formação e saberes profissionais resultam de estudos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, ressaltando aspectos diferenciais da formação, mas tendo como elemento unificador a visão da experiência como um componente fundamental para sua realização. Essa é a razão pela qual a proposta fundamental do texto é com uma valorização epistemológica do conceito de experiência.

O livro se propõe realizar uma discussão em que os termos, formação, currículo, saberes profissionais e experiência, sejam conceituados a partir de diferentes referenciais. Defende que as relações entre os termos sejam trabalhadas sob perspectivas que abranjam mais diversas esferas, de forma a ressaltar a polissemia desses termos e relações, bem como a indistinção dessas esferas para a realização de percursos formativos nos mais variados âmbitos sociais.