Início >> Ufba Em Pauta >> Facom realiza seminário 200 Anos de Jornalismo na Bahia

Facom realiza seminário 200 Anos de Jornalismo na Bahia

Transformações, atuação profissional e ensino são temas

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia realizará nos dias 11, 12 e 13 de maio, o seminário “200 anos de jornalismo na Bahia: transformações, atuação profissional e ensino”. O evento, além de ter como objetivo registrar a data comemorativa pelo bicentenário da imprensa (a ser celebrado no dia 14), discutirá as transformações trazidas pela convergência tecnológica e midiática e o seu impacto nos modos de fazer jornalismo, nos métodos de trabalho, na atuação profissional, bem como os desafios que se colocam para o ensino e a formação de novos jornalistas.

O seminário está estruturado em três mesas:

- Dia 11/maio (História, transformações, perspectivas, tendências)

Coord. Suzana Barbosa

- Luis Guilherme (jornalista Assembléia Legislativa da Bahia, escritor, professor, com pesquisa sobre história da imprensa na Bahia);
- Mônica Celestino (jornalista, doutoranda em História/UFBA, professora Faculdade Social da Bahia);
- Hugo Brito (jornalista, gerente de Operações Rede Bahia);

Dia 12/maio (Ensino, diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo)

Coord. Washington Souza Filho

- Sérgio Mattos (jornalista, escritor, professor Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, membro da Comissão para revisão das diretrizes curriculares do Curso de Jornalismo);
- Alice Portugal (deputada federal-Bahia, integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara);
- Lia Seixas (jornalista, professora Faculdade de Comunicação/UFBA);

Dia 13/maio (Atuação profissional, obrigatoriedade do diploma, mercado baiano)

Coord. Giovandro Ferreira

- Emiliano José (jornalista, ex-professor Faculdade de Comunicação/UFBA, deputado federal-Bahia, integrante das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e de Educação e Cultura);
- Marjorie Moura (jornalista, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia);
- Raul Monteiro (jornalista, vice-presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital).

O evento de extensão “200 anos de jornalismo na Bahia: transformações, atuação profissional e ensino” acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação, das 9h às 12h, e está direcionado a estudantes, jornalistas, professores e pesquisadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação (Nicom), no email nicom@ufba.br. Telefone: 3283-6182.