Início >> Ufba Em Pauta >> Festival levará ciência para ser debatida com pesquisadores em bares de Salvador

Pint of Science 2019 - De 20 a 22 de maio.

Uma temática variada e atualizada – desde os retrocessos no Direito, passando pela biotecnologia, ciências de dados, sustentabilidade, poesia e cuidado – promete agitar as noites de 20, 21 e 22 de maio, em dois bares de Salvador, escolhidos para receber o Pint of Science 2019.  Nessa edição do evento, que busca dar um ar mais descontraído à divulgação científica, levando a ciência para mais perto das pessoas, nos ambientes informais onde elas estão, haverá bate-papos em grupos pequenos com a presença dos pesquisadores nas mesas, ao estilo “speed dating a scientist”, informou o coordenador do Pint of Science Salvador, Denis Mello, que é professor da Faculdade Farmácia da UFBA.

Serão seis apresentações, durante os três dias, começando sempre a partir das 19h30 e que irá além das apresentações de slides com abertura para troca de ideias e tira-dúvidas, nas mesas do   Red Burguer N Bar, localizado na avenida Almirante Marques de Leão, 317 – Barra e no Tampinha Bar, que fica na rua Caetano Moura, 34 – Federação.   Entre as atrações que deve reunir estudantes e professores universitários até frequentadores e pessoas de passagem pelos bares.

Para começar na segunda-feira (20/05), o Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (IGEO/UFBA, Icaro Thiago Moreira fala, no Red Burguer, da possibilidade de um caminho para o crescimento econômico sustentável e um destino tangível com base na economia circular, onde todos ganham, inclusive o meio ambiente perpassando pele recuperação nas áreas de áreas degradas, gerenciamento ambiental, biomonitoramento ambiental e tratamento de efluentes.  E no Tampinha Bar, o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio César de Sá da Rocha, abre um debate sobre Direitos Humanos e Contemporaneidade, Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais, Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos: interações sociedade, comunidades e meio ambiente.

Na terça-feira (21/05), será a vez de refletir sobre a importância da ciência na busca de evidências Paliativas para a Vida: o Olhar do Cuidado com os pesquisadores da área da enfermagem: Alini Maria Orathes Ponte Silva, Licia Maria Lima e Vítor Carlos Silva, no Red Burguer.  Enquanto isso, no Tampinha Bar, acontecerá o debate atualíssimo sobre Ciência de Dados e Big Data: a era dos dados com os palestrantes  Anderson Ara e Ricardo Rocha.

O último dia, quarta-feira (22/05), será marcado pelo debate interessante sobre a Inovação e Sustentabilidade mostrando como a universidade pode ajudar a construir um futuro melhor para todos com o professor Paulo Alberto Paes Gomes , no Tampinha Bar.  E o fechamento trará literatura e cultura com as múltiplas possibilidades na atuação científica e na formação do profissional de Letras com  a professora do instituto de Letras da UFBA, Alícia Duhá Lose.

O Festival de Ciências nos bares nasceu em 2013 e é realizado nos cinco continentes em diversas cidades.  A atividade foi criada a partir da inciativa de dois pesquisadores do Imperial College, que trabalhavam com doenças neurodegenerativas e perceberam o interesse do público não acadêmico pela ciência. Informações em http://pintofscience.com.br/events/salvador.

Programação - Pint of Science Salvador 2019

Biotecnologias e Economia Circular

Palestrante: Icaro Moreira

O(s) Direito(s) e retrocessos atuais