Início >> Ufba Em Pauta >> Harvey Arellano-Garcia é Professor Honorário por sua contribuição à internacionalização da universidade

Parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Na quarta-feira (26), a Universidade Federal da Bahia concedeu o título de Professor Honorário a Harvey Arellano-Garcia, em cerimônia realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, no Canela. Ele é responsável pela realização da Escola de Verão do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), desenvolvida em parceria com a UFBA com o objetivo de incentivar o intercâmbio de discentes e docentes entre as instituições de ensino e contribuir para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Escola Politécnica (PEI).

O coordenador do PEI Cristiano Fontes agradeceu ao homenageado pela sua dedicação para firmar a parceria através da qual são oferecidos cursos gratuitos ministrados por professores de renomadas universidades alemãs durante três semanas. “A outorga do título é o reconhecimento ao professor e um marco no processo de internacionalização do nosso programa”, disse.

O professor é o principal responsável pela consolidação da Escola de Verão, que, com o apoio do DAAD, viabilizou a vinda de professores de universidades alemãs para a realização de cursos bienais para estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA. Desde então, foram realizadas edições do projeto em 2011, 2013 e 2015. Em sua quarta edição, o curso acontece este ano no período de 17 de julho a 4 de agosto.

“Um latino americano que fez carreira na Alemanha é um exemplo para todos nós, que temos muito talento e só precisamos de uma janela de oportunidade para mostrar do que somos capazes de fazer”, disse o vice-reitor da UFBA Paulo Cézar Miguez, representando o reitor João Carlos Salles. Ele lembrou que, como tantos outros presentes à cerimônia, é de uma geração que deve enormemente à Alemanha, em especial pela contribuição do Instituto Goethe para a cultura da Bahia. “É com muita alegria que abrimos as portas da nossa universidade para receber esse mais novo colega”.

No discurso de saudação ao homenageado, a professora Karen Valverde Pontes (PEI), falou a sobre a aproximação inicial com Arellado-Garcia, a partir de um congresso realizado na em Salvador, em 2009, quando foram iniciadas as tratativas para a consolidação da parceria com o programa de pós-graduação da Escola Politécnica.

Karen  Pontes apontou as oportunidades trazidas a partir desse intercâmbio entre as instituições internacionais, favorecendo a troca de experiências e ações como os doutorados sanduiches – quando os estudantes têm a oportunidade de realizar parte de seus estudos de pós-graduação em universidades de outros países.  “O reconhecimento do valor do seu trabalho está evidenciado pelos inúmeros títulos conquistados ao logo de sua carreira acadêmica, que hoje somam-se ao título concedido pela UFBA”, destacou.

Arellado-Garcia, professor de origem peruana que fez carreira na Alemanha, afirmou que, em mais de 25 anos de carreira acadêmica, já teve a oportunidade de dar aulas para estudantes em várias partes do mundo e que sempre teve o desejo de contribuir com a América Latina. Em razão disso, sente-se muito feliz em participar do desenvolvimento do projeto na UFBA. “Não foi difícil convencer os professores alemães a virem passar algum tempo em Salvador, na Bahia, para dar aulas aqui. Foi um prazer!”, brincou.

“De 2010 até agora, esse é o maior período de realização da Escola de Verão em um país fora da Alemanha financiada pelo DAAD, o que é uma grande realização da UFBA também”, ressaltou o professor, que se comprometeu a continuar utilizando toda a sua influência e contatos na Alemanha para que a universidade possa se beneficiar deste intercâmbio e continuar a abrir oportunidades para os estudantes brasileiros naquele país.

Também participaram da solenidade a Cônsul Honorária da Alemanha em Salvador, Petra Schaeber, a diretora da Escola Politécnica, professora Tatiana Bittencourt Dumet, amigos e familiares do homenageado.

Sobre o Homenageado

O professor Harvey Arellano-Garcia é Diretor de Pesquisa e Professor do Departamento de Engenharia Química e de Processos da Universidade de Surrey no Reino Unido e professor visitante da Universidade Técnica de Berlim (Technischen Universität Berlin) e da Universidade Brandemburgo de Tecnologia (Brandenburgische Technische Universität) em Cottbus na Alemanha. Tem vasta experiência em planejamento e gerência de projetos multidisciplinares de sucesso com a indústria. Já recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio de Excelência da Federação Europeia de Engenharia Química. Sua experiência de pesquisa inclui a aplicação de métodos matemáticos para otimização de projeto, controle e operação de processos, bem como análise experimental baseada em modelo em sistemas de energia e de processos.