Início >> Ufba Em Pauta >> HUPES inaugura Unidade de Hospital Dia em Salvador

HUPES inaugura Unidade de Hospital Dia em Salvador

.

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai inaugurar, às 08 horas desta terça-feira, 13 de junho, uma Unidade de Hospital Dia oferecendo cinco salas de cirurgia e ampliação do número de exames de alta complexidade e de atendimentos no polo de infusão de medicação.

Localizada no térreo do Hupes-UFBA, alas A e B, a infraestrutura do Hospital Dia Professor Hélio Andrade Lessa reúne diversos serviços que funcionavam em espaços separados no hospital, agora organizados para oferecer um atendimento diferenciado para a população.

O Hospital Dia do Hupes-UFBA/Ebserh leva o nome de Hélio Andrade Lessa, médico otorrinolaringologista, professor e pesquisador falecido em 2013 e que dedicou anos de trabalho ao ensino. Organizador e chefe da primeira Residência Médica da disciplina de Otorrinolaringologia no Hupes-UFBA, Dr. Hélio supervisionou o programa durante anos, formando inúmeros profissionais na instituição.

Com o Hospital Dia, o Hupes-UFBA vai prestar assistência intermediária (entre a internação e o atendimento ambulatorial) para procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.

Na unidade são realizados exames de endocoscopia de alta complexidade como ecoendoscopia, enteroscopia e CPRE. De acordo com Vanessa Pontes, chefe do setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, atualmente, o Hupes-UFBA é o único hospital público na Bahia a oferecer esses exames.

Além desses procedimentos, a unidade vai contar também com exames de colonoscopia, broncoscopia, ecocardiograma transesofágico, histeroscopia, manometria e pHmetria, procedimentos complexos que necessitam acontecer em uma estrutura hospitalar específica.

O serviço do polo de infusão de medicação vai ser otimizado e o número de atendimentos será ampliado. Atualmente são realizadas infusões relacionadas à alergia/imunologia, dermatologia, infectologia e reumatologia e o novo serviço vai oferecer ainda assistência de quimioterapia para pacientes com tumores sólidos.

Das cinco salas cirúrgicas que funcionarão no local, uma será para pequenas cirurgias, duas para cirurgias oftalmológicas como catarata e transplante de córnea e outras duas serão voltadas especificamente para procedimentos de média complexidade de todas as especialidades atendidas no Hupes-UFBA, como cirurgia plástica, vascular, ortopédica e ginecológica, por exemplo. Com essa ampliação, serão liberadas duas salas para procedimentos de alta complexidade no hospital, aumentando a oferta de atendimento à população.

O acesso aos serviços do Hupes-UFBA é realizado por meio do Sistema Vida – Sistema de atendimento à saúde pública da Prefeitura de Salvador. É necessário procurar atendimento inicial na Prefeitura Bairro ou em um Posto de Saúde para receber o encaminhamento para o Hospital.

O Hupes-UFBA é o primeiro hospital universitário da rede EBSERH a inaugurar uma Unidade de Hospital Dia que vai permitir o aprimoramento dos processos educacionais desenvolvidos na instituição, contribuindo para a formação e o treinamento de estudantes de graduação e residentes de medicina e multiprofissionais em saúde.

Atualmente, o Hospital é campo de prática para aproximadamente 1.300 estudantes de graduação (incluindo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) e para mais de 300 residentes de medicina e aproximadamente 80 residentes multiprofissionais.

RESUMO DOS SERVIÇOS

Pólo de Infusão de medicações

Infusões relacionadas à alergia/imunologia, dermatologia, infectologia e reumatologia. O novo serviço vai oferecer assistência de quimioterapia para pacientes com tumores sólidos.

Exames de alta complexidade

Colonoscopia

Broncoscopia – exame que permite a coleta de material para identificar câncer no pulmão

Ecocardiograma transesofágico

Endoscopia: Ecoendoscopia, Enteroscopia e CPRE – atualmente o único hospital da rede pública a oferecer os três exames.

Histeroscopia (diagnóstica e terapêutica)

Manometria e pHmetria – exames no esôfago que permitem avaliar refluxo

Cirurgia

1 sala de pequenas cirurgias: mastologia, cirurgia plástica, urologia e cirurgia geral de baixa e média complexidade