Início >> Ufba Em Pauta >> Hupes-UFBA celebra 75 anos com semana de eventos

Hupes-UFBA celebra 75 anos com semana de eventos

.

O 75º aniversário do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), será marcado por uma Semana Comemorativa, desta segunda-feira (20) até a sexta (24), que contará com eventos culturais e científicos, como exposição fotográfica, apresentações musicais, talk show e lançamento do livro “Experiências Inovadoras na Enfermagem – Compartilhando experiências”.

O evento tem como objetivo celebrar junto à comunidade científica, professores(as), funcionários(as), estudantes, residentes, usuários(as), gestores(as) e autoridades políticas.

A programação começa no dia 20 com a abertura da exposição fotográfica “75 anos de história”, que vai até o dia 24, na recepção do Hupes-UFBA. A mostra traz fotografias do hospital desde a sua fundação, promovendo um resgate histórico de fatos do hospital, como a primeira máquina de diálise do Nordeste e a primeira UTI do Brasil, entre outros feitos marcantes. Essas fotografias fazem parte do acervo da biblioteca do Hospital.

No dia 24, às 9h, acontece o lançamento do livro “Experiências Inovadoras na Enfermagem – Compartilhando experiências”, no anfiteatro. A publicação conta com 102 autores e autoras, com predominância de profissionais da enfermagem do Hospital e de professores(as) da Escola de Enfermagem da UFBA, além de profissionais das áreas de medicina, farmácia, fisioterapia, psicologia e serviço social.

História

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), originalmente chamado de Hospital das Clínicas, comemora 75 anos de história dedicada ao ensino, à pesquisa e à assistência à saúde pública na Bahia. Inaugurado em 21 de novembro de 1948, o hospital foi criado pelo então reitor da UFBA, Edgard Santos, com o objetivo de atender às demandas acadêmicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade. É órgão estruturante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao longo de sua trajetória, o Hupes-UFBA se destacou por ações pioneiras no estado, como a inauguração da primeira lavanderia e cozinha industrial num hospital, a realização da primeira hemodiálise do Norte e Nordeste do Brasil e a inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Bahia, tornando-se também uma referência de vanguarda em pesquisas e tratamento de doenças tropicais, leishmaniose, doença de Chagas, hepatites virais, entre outras.

Com o crescimento do hospital, foram criados dois prédios anexos: o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) e o Ambulatório Magalhães Neto (AMN, abrangendo o total de 42 mil m² de área construída.

O Hupes-UFBA é um dos maiores hospitais públicos do estado com atendimento voltado integralmente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e referência na Bahia no tratamento de doenças de média e alta complexidades como cirurgia cardíaca, transplante de medula óssea, atendimento a doenças raras, neuroimunologia, urologia e hemodinâmica, entre outros.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.