Início >> Ufba Em Pauta >> IHAC lança Universidade de Verão 2012 em convênio com a NYU

IHAC lança Universidade de Verão 2012 em convênio com a NYU

Esta edição já tem dois cursos da NYU confirmados

A Comissão de Coordenação do convênio UFBA-NYU (New York University) realiza uma reunião/oficina de trabalho na próxima terça-feira (dia 1 de março), para lançamento do Projeto Universidade de Verão /2012. O encontro é na sede do IHAC (PAF III, Campus de Ondina), sala 102, das 10 às 12h. A equipe docente da NYU, coordenada pelo Prof. James Macinko, já confirma dois cursos para esta primeira edição: “Institutions, Governance, and International Development” (obrigatório para os alunos de pós-graduação em políticas públicas na Wagner School of Management) e “Research in International Health Services and Policies” (optativo para o PPG-ISC e obrigatório para o Master in International Health da NYU).
Outros temas podem ser propostos na área de estudos afro-brasileiros, história, cultura, ciência política, artes e outros, ministrados por docentes da UFBA ou em parcerias docentes UFBA e NYU. Pretende-se apresentar proposta de programação de cursos, em princípio com dois cursos da UFBA, outros dois da NYU e quatro cursos em parceria. Além disso, conforme previsto no MOU NYU/UFBA, haverá intercâmbio entre professores; para isso, a comissão precisa identificar interessados no pós-doutorado em Nova Iorque, no exercício 2012-2013.
Nesta primeira edição (2012), todos os cursos serão ministrados em Inglês, exceto programas na área de Língua e Literatura Brasileira. Os interessados em apresentar propostas (principalmente retomando ou aperfeiçoando aquelas apresentadas em agosto do ano passado e enviadas à Assessoria Internacional) devem encaminhá-las à nova comissão de coordenação, formada por Karla Brunet, Inês Dourado, Carlos Caroso e Naomar Almeida Filho, aberta à participação de voluntários.
Propostas preliminares devem seguir o modelo de “*syllabus*” abaixo:

Institutions, Governance, and International Development
(Professor Salo Coslovsky - http://wagner.nyu.edu/coslovsky. P11.2214, 4 points.)

This course introduces the theory and practice of institutional reform in developing and transitional countries. It reviews the evolution of international development paradigms, examining how the role, structure, and management of institutions, the public sector, and non-governmental organizations have changed in response to shifting economic and political trends, with a particular emphasis on accountability. The focus is on major institutional and managerial reforms intended to promote good governance as less developed economies liberalize and their societies democratize. Key topics include issues of property rights, knowledge and innovation,
learning, the rule of law, decentralization/intergovernmental relations, civil service reforms, anticorruption, citizen engagement, and public-private partnerships. In addition, the roles of international development aid and the external institutions that support institutional and
managerial reform in developing and transitional countries are introduced. The course concludes with a synthetic review and a comparative case study exercise.