Início >> Ufba Em Pauta >> Instalação do Instituto Confúcio na UFBA promoverá intercâmbio linguístico e cultural entre Brasil e China

.

No dia 11 de setembro, às 10 horas, no Salão Nobre da Reitoria, será realizada a instalação do Instituto Confúcio (IC) na Universidade Federal da Bahia, que foi viabilizado através de acordo assinado entre a UFBA e a Universidade de Xangai – uma das principais da China. A iniciativa tem como objetivo promover o ensino da língua e cultura chinesas, estimular o intercâmbio de estudantes e professores e o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos entre os países.

Na cerimônia de inauguração estarão presentes o reitor da UFBA, Paulo Miguez; o vice-reitor Penildon Silva Filho; o representante da Embaixada da China no Brasil, Wang Zhiwei; o vice-reitor da Universidade de Xangai, Ouyang Hua; os diretores do Instituto Confúcio na Bahia – a professora Elsa Kraychete, da UFBA, e o professor Kun Zhang, da Universidade de Shangai – , além da direção de outros dez Institutos Confúcio do Brasil.

O plano de funcionamento da instituição prevê o ensino da língua chinesa, com formulação de recursos didáticos; formação de professores e realização de exames de língua chinesa; além certificação de professores com a coordenação do pessoal indicado pelo IC na China. No Brasil, o IC é o órgão autorizado pelo governo chinês a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT).

O Instituto Confúcio também deverá fomentar o intercâmbio acadêmico e cultural, com debates sobre temas contemporâneos no mundo, seminários e cursos de formação sobre a cultura e história chinesas; assim como encontros e formações sobre relações internacionais e política internacional, exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras.

De acordo com o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, os seminários acadêmicos em áreas científicas e culturais visam a aproximação entre professores, estudantes e pesquisadores das duas universidades em áreas como relações internacionais, história, literatura e ciência política, meio ambiente e sustentabilidade, engenharia, cinema e audiovisual, medicina e educação.

“Entendemos que uma boa parceria no campo da pesquisa e da extensão pode ser com o investimento conjunto das duas universidades nessas atividades, tanto de promoção de pesquisas e extensão com editais para apoio a projetos, como busca de recursos para a concretização de debates, seminários, apresentações artísticas, grupos de pesquisa”, afirma o vice-reitor.

“O IC na UFBA inovará ao estimular uma troca cultural e a promoção de artistas entre os dois países, apoiando a economia da cultura e projetos artísticos conjuntos de caráter amplo, para serem apresentados às populações do Brasil e da China”, acrescenta o vice-reitor, ressaltando que a UFBA contará ainda com um Centro de Pesquisas China-América Latina, que vem sendo planejado a partir da parceria.

Penildon Silva Filho entende que interessa ao Brasil um mundo multipolar, pacífico, que tenha como prioridade a inclusão social e a superação da miséria e da pobreza extrema: “Essa relação multipolar internacional deve ser econômica, mas para ser completa precisa ser social, cultural e educacional, e a Universidade Federal da Bahia dá mais uma contribuição nesse sentido, ao lado de várias outras ações de internacionalização do seu ensino, da sua pesquisa e da sua extensão, com a criação do Instituo Confúcio na Bahia”.

Após a solenidade de instalação do IC, que acontece na manhã do dia 11/09, estão agendadas reuniões temáticas para o período da tarde, com a participação de professores da UFBA e da Universidade de Xangai, para debates sobre a internacionalização da universidade e o sistema de pós-graduação, cultura baiana e economia criativa, e parcerias com países de língua portuguesa.

“O Instituto abre portas para convênios acadêmicos e culturais, intercâmbio de professores e estudantes e parcerias para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre os países”, afirma a diretora do Instituto Confúcio na UFBA, Elsa Kraychete, antecipando que, neste mês de setembro começam a chegar as primeiras professoras da China que irão lecionar nos cursos de mandarim oferecidos. Em seguida, deverá ser anunciado o período de inscrição para os cursos nos canais institucionais da universidade. As aulas estão programadas para acontecer nas salas do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), onde também vai funcionar a sede do IC na UFBA.

Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio (IC) faz parte da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF) e é viabilizado através da parceria entre uma universidade da China e outra universidade em outro país, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas. O Instituto é composto de uma rede internacional de mais de 500 unidades presentes em 146 países.

Existem atualmente no Brasil 12 desses institutos instalados em Universidades: Universidade Federal Fluminense(UFF), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Instituto Confúcio na UFBA é dirigido pela professora da UFBA Elsa Kraychete, e pelo professor Kun Zhang, da Universidade de Shangai, e terá como sede o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), que funciona no Largo 2 de Julho, em Salvador.