Início >> Ufba Em Pauta >> Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA, em Camaçari, terá mais um prédio

.

Um novo prédio para laboratórios tecnológicos que incrementarão as atividades do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia, na cidade de Camaçari, foi acrescentado ao campus, mediante a assinatura de um acordo entre a Universidade e a prefeitura local. O espaço em que funcionará a Unidade II da UFBA em Camaçari está localizado na Avenida Eixo Urbano Central, antigo Senai, no centro da cidade, e será voltado a aplicações referentes à indústria 4.0, manufatura aditiva ou integrada, impressoras 3D, realidade virtual e aumentada, maker de inovação, energias renováveis, robótica, inteligência artificial, computação e linguística computacional, considerando as culturas artística, científica e humanística.

A nova unidade “é fruto do acordo de cessão entre a Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Camaçari, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos e consolidar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão na Cidade de Camaçari e Região Metropolitana”, informou a diretora do ICTI, Maiana Brito de Matos.

Assinatura de acordo - reitor Paulo Miguez e prefeito de Camaçari, Elinaldo AraújoFoto: divulgação
O reitor da UFBA, professor Paulo Miguez e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, formalizaram o acordo com assinatura em 13 de setembro de 2023  .

O acordo de cessão, que viabilizará o funcionamento de três novos cursos - nas áreas de engenharia elétrica, engenharia mecânica e computação, a partir de 2024 - destina-se a uso específico e temporário,  já vigorando desde a data da assinatura pelo  reitor Paulo Miguez e pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, dia 13 de setembro. O prazo de vigência é de vinte anos, que poderão ser prorrogados por mais igual período, de acordo com o interesse das duas instituições.

“O planejamento é que no segundo semestre de 2024, as atividades acadêmicas e administrativas sejam iniciadas no novo prédio, que comportará, predominantemente, laboratórios. Também contará com área de convivência mais propicia à criatividade e à inovação, e também com ponto de distribuição de energia, o que é muito importante para a comunidade acadêmica local, que usa muitos equipamentos tecnológicos”, completou a diretora do campus Camaçari.

Com uma área total de 3,3 mil m² e área construída de 2,7mil m², o prédio passará por reformas necessárias à adequação a atividades acadêmicas e administrativas. Segundo a diretora, “a reforma do prédio será realizada através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A elaboração dos projetos executivos está prevista para começar em novembro de 2023, e, no próximo ano, será o início da reforma”.

O plano de trabalho relativo ao acordo firmado também será coordenado pela diretora Maiana Matos. As atividades no prédio serão desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e por novos grupos que vierem a ser criados pelo corpo docente. Outros projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenados pelos servidores do ICTI, poderão utilizar os espaços para o desenvolvimento das atividades, de acordo com o planejamento semestral, informou a diretora.

Além do bacharelado interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação, neste ano de 2023, a UFBA Camaçari começou a ofertar o curso de engenharia de produção - o que fez aumentar o número de estudantes da cidade Camaçari e da Região Metropolitana de Salvador, através do bônus regional. Com as unidades I e II da UFBA em Camaçari, “teremos o envolvimento de mais de 41 docentes e 30 técnicos, e a previsão de mais de 500 estudantes vinculados”, vislumbrou a diretora.

Representantes da UFBA e da Prefeitura de CamaçariFoto: divulgação

Representantes da UFBA e da Prefeitura de Camaçari, na formalização do acordo: vice-reitor, Penildon Silva; reitor, Paulo Miguez; prefeito de Camçari, Elinaldo Araújo; diretora do campus UFBA-Camaçari, Maiana Maros; e vice-prefeito de Camçari, José Tude.