Início >> Ufba Em Pauta >> Livro da Edufba tem lançamento no teatro da UNEB

Livro da Edufba tem lançamento no teatro da UNEB

Lançamento acontece nesta terça-feira, dia 9

Nesta terça-feira (9 de novembro), a partir das 18h, será lançado o livro Memoriais, literatura e práticas culturais de leitura, organizado por Verbena Maria Rocha Cordeiro e Elizeu Clementino de Souza. A publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), terá seu lançamento realizado no foyer do Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Cabula. Memoriais, literatura e práticas culturais de leitura reúne vozes baianas de diferentes espaços geográficos e institucionais, que juntam suas singularidades e sensibilidades no esforço de trazer para a academia diálogos entre leitura, literatura, memória, leitor e práticas culturais de leitura.
O livro é estruturado em dois eixos temáticos. No primeiro eixo, tem como repertório básico o conceito de memória, experiências de rememoração, a função dos memoriais, das narrativas de vida na pesquisa e na formação do educador. Na segunda linha temática traz a literatura memorialística, as histórias de leitura, a formação de professores-leitores e os diários de leitura. Os artigos apresentados organizam-se em espaços de reflexão que revelam os diferentes lugares dos pesquisadores, as diferentes articulações teóricas e o que produziram a partir do material coletado em suas pesquisas.
O cuidadoso trabalho revela a composição de um livro multifacetado, característico das operações realizadas em cooperação. As muitas mãos e mentes envolvidas na confecção deste livro refletem a habilidade de seus organizadores para promoverem, assim como têm feito ao longo de suas trajetórias acadêmicas, diálogos e parcerias com diferentes segmentos de pesquisadores.