Início >> Ufba Em Pauta >> Livro de nutricionista da UFBA analisa a globalização alimentar

Livro de nutricionista da UFBA analisa a globalização alimentar

Comer fora e fast-food são sinal de novo tempo urbano

Nesta quarta-feira (dia 17 de novembro), a partir das 18h30, será lançado o livro Fast-food: um estudo sobre globalização alimentar, de José Ângelo Wenceslau Góes, docente da Escola de Nutrição da UFBA. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, a obra terá o lançamento realizado no Palácio da Reitoria da UFBA. Segundo o livro, a industrialização trouxe mudanças de hábitos alimentares com o consumo de alimentos enlatados, pré-cozidos, fast-food. A chamada “comida caseira” foi ficando cada vez mais rara. Antes do aparecimento da “comida rápida”, o ritual da refeição tinha outro significado. O horário para a alimentação é escasso e o fast-food, assim como o comer fora e o delivery, entraram na conjuntura de um novo tempo urbano.
Fast-food: um estudo sobre globalização alimentar busca compreender as representações sociais e os significados desse tipo de alimentação, descrevendo e interpretando as mudanças de hábitos alimentares dos consumidores de duas lanchonetes de uma grande franquia, com o surgimento dessa alimentação em Salvador. Através do relato de pessoas que frequentam esses espaços e de observações em campo, foi possível ultrapassar o campo biológico/nutricional da alimentação, indo buscar nas relações socioculturais e simbólicas dos indivíduos, um novo “olhar” do ato alimentar e sua influência na saúde dos consumidores.