Início >> Ufba Em Pauta >> Livro publicado pela Edufba divulga estudos psicanalíticos

Livro publicado pela Edufba divulga estudos psicanalíticos

Lançamento acontece no dia 24 de setembro

No próximo dia 24 de setembro, a partir das 19h, será lançado o livro “A clínica psicanalítica: reflexões e teóricas e incidências institucionais na contemporaneidade”, organizado por Eliane Maria Vasconcelos do Nascimento e Rita de Cássia Fagundes Gonzáles. O lançamento da obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), ocorrerá na Livraria Tom do Saber, no Rio Vermelho. “Clínica psicanalítica” dá prosseguimento à série Teoria da Clínica Psicanalítica, em sua terceira versão. O objetivo é divulgar os trabalhos de estudiosos da área no intuito de promover o intercâmbio entre professores e pesquisadores convidados. Neste volume, os autores apresentam trabalhos relativos aos aspectos teóricos e técnicos psicanalíticos relevantes e contemporâneos, com ampla abrangência temática e destaque para a inserção no campo institucional.
O livro começa sua abordagem tratando da clínica psicanalítica e seus desdobramentos na prática. No decorrer, o livro dá enfoque aos aspectos da atualidade e apresenta reflexões sobre a teoria psicanalítica com textos que focalizam o sintoma e suas incidências clínicas. Por fim, o livro faz uma relação da psicanálise com a cultura, através de teorias minuciosamente elaboradas. Dessa forma, o livro abrange uma gama variada de temas, possibilitando reflexões sobre a teoria e suas inserções clínicas, apresentando novas abordagens e desdobramentos teóricos que a partir daí podem ser produzidos.