Início >> Ufba Em Pauta >> Luiz Werneck Vianna – Nota de pesar

Luiz Werneck Vianna – Nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do cientista social Luiz Werneck Vianna.

Intelectual dos mais destacados do país, Werneck Vianna atuou em mais de uma dezena de instituições universitárias e, atualmente, era professor do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Ao longo de sua trajetória profissional, Werneck Vianna manteve profícuo relacionamento com pesquisadores da UFBA. Sua obra inspirou um conjunto de dissertações defendidas na UFBA, em especial no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Autor de importantes livros – como “Liberalismo e Sindicato no Brasil (1976)”, “A Revolução Passiva - iberismo e americanismo no Brasil (1997)” e “A Democracia e os três poderes no Brasil (2002)” – recebeu os prêmios Sergio Buarque de Holanda (1997), Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Sociologia (2012) e o prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Antonio Flavio Pierucci em Sociologia (2014).

Werneck Vianna faleceu na quarta-feira (21), aos 86 anos. Nascido em 1938, no Rio de Janeiro, ingressou na faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1958, concluindo o curso em 1962. Também graduou-se em ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1967.

No início da década de 1960, entrou para o Partido Comunista Brasileiro (PCB), sendo perseguido pela ditadura militar (1964-1985) a partir de 1968, quando cursava o mestrado no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), o que o levou ao exílio, no Chile. Em seu retorno ao Brasil, foi detido por seis meses pela ditadura militar. Após sair da prisão, atuou como advogado de presos políticos. No ano de 1974, Werneck Vianna colaborou na formulação do programa político do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Sobre Vianna, declara o professor de ciência política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA Paulo Fábio Dantas, seu orientando de doutorado: “Brilhantemente, como pensava;  inconfundivelmente, como escrevia; contundentemente, como falava;  assertivamente, como orientava;  calorosamente, como acolhia; implacavelmente, como advertia,  generosamente, como se doava e intensamente (muito intensamente) como viveu e plantou vida em todas as pessoas e tempos verbais – nas circunstâncias que teve de encarar e pelas veredas que sua inteligência e lucidez abriram – Luiz Werneck Vianna instala-se agora, espaçosamente, inapelavelmente, definitivamente, na memória de quem o leu, ouviu e conheceu.”

Enlutada, a UFBA se solidariza aos familiares, amigos colegas e admiradores de Luiz Werneck Vianna.