Início >> Ufba Em Pauta >> Método de ensino de latim desenvolvido na UFBA será adotado em cursos da USP

Método de ensino de latim desenvolvido na UFBA será adotado em cursos da USP

José Amarante, autor do método, foi prêmio Capes em2014

A plataforma Latinitas - método de ensino de latim desenvolvido pelo professor José Amarante, do PPGLinC (Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da UFBA) - será adotado a partir de 2016 pela USP. Em reunião no mês de outubro, o Setor de Língua Latina da universidade paulista decidiu adotar o Latinitas como material principal de seus cursos de latim, em substituição ao método de Cambridge - o famoso Reading latin (traduzido como "Aprendendo latim").

A Latinitas é uma plataforma impressa e online de ensino e aprendizagem de latim desenvolvida na UFBA, com materiais testados na própria Universidade desde 2010. Atualmente, o material também está sendo aplicado em outras instituições na Bahia e em outros estados. A preparação dos dois volumes do Latinitas contou com a contribuição de quatros turmas de latim e de uma turma de professores da Universidade.

A proposta do site se estrutura em três pilares: oferecer um ambiente virtual de aprendizagem complementar à abordagem da sala de aula, que ocorre através do material impresso; oferecer recursos complementares à aprendizagem em outras mídias; e reconhecer as atuais formas de aprender e de interagir dos estudantes.

Criador da Latinitas, o professor José Amarante foi agraciado, em 2014, com o Prêmio Capes na área de Letras/Linguística por sua tese “Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção - discursos, práticas, representações, proposta metodológica”, orientada pelas professoras Rosa Virgínia Mattos e Silva (in memoriam) e Tânia Conceição Freire Lobo. Um video sobre a tese pode ser visto aqui.