Início >> Ufba Em Pauta >> Maternidade Climério de Oliveira comemora 100 anos de fundação

Maternidade Climério de Oliveira comemora 100 anos de fundação

Atividade no sábado, 30, na Faculdade de Medicina, 10h

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO), órgão integrante do Sistema de Saúde da UFBA, comemora 100 anos de fundação neste sábado (30 de outubro). Para marcar a data, haverá uma reunião solene do Conselho Deliberativo da Maternidade, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, às 10h, com a presença da  Reitora Dora Leal Rosa, além de professores, estudantes, servidores, funcionários e colaboradores da unidade. A diretora da Maternidade, Mônica Néri, ressalta que o evento inicia as comemorações do centenário, que ocorrerão de 6 a 10 de dezembro do corrente ano, seguindo uma extensa programação.

No dia 6 de dezembro, a direção da MCO realizará seminário sobre “Gestação de alto risco e assistência neonatal intensiva”. No dia seguinte (7) será inaugurada a Sala de Telemedicina do Projeto RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e haverá um culto ecumênico. Já no dia 8 de dezembro a Unidade da UFBA será sede do Encontro das Maternidades Públicas Federais. No dia 9 acontecerá um forum com várias representatividades para discussão sobre a situação dos hospitais universitários; está prevista também a reunião da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino. Por fim, no dia 10 de dezembro terá vez a solenidade de comemoração dos 100 anos, a se realizar no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela, às 17h, com a presença de ministros de Estado, secretários de Estado, parlamentares, professores, estudantes, servidores, funcionários, colaboradores e personalidades da sociedade.

Inaugurada em 30 de outubro de 1910, no bairro de Nazaré, no terreno vizinho à Santa Casa de Misericórdia da Bahia, a Maternidade Climério de Oliveira é a mais antiga construída no País. Posteriormente, a MCO passou a ser parte integrante da Faculdade de Medicina da Bahia e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos serviços de ensino na área de Obstetrícia e Saúde Perinatal, proporcionando à população um atendimento assistencial pronto e eficaz. A maternidade foi certificada em 2005 pelos ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino, tendo sido recertificada em 2008. É Hospital Amigo da Criança, atendendo, portanto, aos critérios exigidos para esta titulação.

Atualmente, a unidade possui 103 leitos, sendo sete deles de pré-parto e 96 distribuídos entre as clínicas de obstetrícia, cirurgia ginecológica, mastologia e neonatologia, com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os serviços ambulatoriais, funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, num quantitativo de 12 pacientes por turno, atendendo-se Pré-natal de Baixo Risco, Pré-natal de Alto Risco, Pré-natal de Adolescentes, Diabetes na Gravidez, Hipertensão na Gravidez, Endocrinopatias na Gravidez, Perda Gestacional Recorrente, Doença Trofoblástica Gestacional, Anemias e Gravidez, Assistência Puerperal/Planejamento Familiar e Assistência Neonatal, realizando Triagem Auditiva e Oftalmológica e Coleta de Sangue para Triagem Neonatal (referência para a Clínica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE) com “Follow-up”. O atendimento de urgência e emergência em obstetrícia funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta.

Nos casos de recém-nascidos (RN) prematuros, a MCO disponibiliza um serviço de acompanhamento ao recém-nato através de equipe especializada composta por pediatra, enfermeiro, oftalmologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, neuropediatra, nutricionista, radiologista e ultrassonografista. É um ambulatório interdisciplinar de acompanhamento do RN que visa a detectar, prevenir, intervir e tratar possíveis alterações no seu desenvolvimento.  A Maternidade conta ainda com uma unidade de Banco de Leite Humano que trabalha em prol da alimentação do RN prematuro oferecendo melhoria na qualidade da atenção.

Nas comemorações do seu centenário, a Maternidade reforça o projeto do Instituto de Saúde da Mulher e da Criança Climério de Oliveira (ISAMCO) que se constitui na construção de uma unidade hospitalar adequada às necessidades de assistência à mulher e à criança nas áreas de ginecologia, mastologia, adolescência, planejamento familiar, gestação de alto risco e perinatologia.

-Equipe Técnica:

Diretora: Dra. Mônica Almeida Néri